RITÉTÉ é um grupo de teatro amador, composto por duas amigas, unidas por uma paixão comum… dar vida à cultura.

“A nossa missão é divertir o público e também contribuir para a dinamização da cultura Ferreirense!”

A 17 de março de 1987, um grupo de “radialistas” entusiastas decidiu dar início às emissões radiofónicas da futura Rádio Singa. Com meios escassos e equipamento rudimentar fizeram-se as primeiras experiências e “pôs-se o bichinho a trabalhar”.
Em março de 1989, foi concedido o Alvará e começaram a emitir 12 horas por dia para todo o concelho. Em agosto de 2002 alargaram a emissão às 24 horas.
Hoje, além da programação normal que uma rádio local disponibiliza aos seus ouvintes, destacam a realização da Radionovela e a realização e produção de um programa quinzenal intitulado “Conversas de Café”, aos sábados de manhã, que percorre o concelho de Ferreira do Alentejo e outros concelhos da região, dando voz a diversas iniciativas, através dos poetas populares, artesãos, músicos locais, cante alentejano, autarcas, dirigentes desportivos e outras personalidades. Em 10 de janeiro de 2006, deram início à emissão online, de modo a chegarem até aos ferreirenses espalhados pelo mundo.

10390191_426213834200819_8741598064092798519_n

RADIO NOVELA 

A ideia
Com o objetivo de revitalizar uma antiga forma de entretenimento, os responsáveis da Rádio Singa de Ferreira do Alentejo desafiaram o Grupo de Teatro amador Ritété a realizar uma rádio novela.
Por ser um desafio diferente, obrigando os elementos do grupo de teatro a saírem da sua zona de conforto, a aventura foi unanimemente aceite. No dia 2 de fevereiro começou mais um projeto do Grupo de Teatro Ritété em parceria com a Singa FM, em 104.0.

A história
Foi imaginada uma história que se desenrola na vila, em que se conjugam factos reais e fictícios:
Partindo de um acontecimento marcante para a população, que foi a estadia de 58 jovens da Missão País, durante 8 dias em Ferreira do Alentejo, a trama da rádio novela leva o ouvinte a perceber os confrontos culturais e religiosos existentes entre alentejanos, alfacinhas, cristãos e judeus, através de um caminho de aventura onde não faltam amores, desamores, traições, amizades, equívocos e muitos mistérios. Um judeu que se desloca a Ferreira do Alentejo, com a intenção de desvendar enigmas da sua família ancestral, cruzar-se-á com alentejanos cujos mistérios familiares são desconhecidos, mas bater-lhes-ão à porta de forma inesperada. No final, a vida de todas as personagens será alterada.

Nesta radionovela participam 10 adultos, 3 crianças, 3 técnicos da rádio Singa e ainda algumas pessoas da terra com pequenas intervenções.