No dia em que se celebram os 100 dias para a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que terá lugar no dia 5 de Agosto, no emblemático Estádio do Maracanâ, o Comité Olímpico de Portugal e a Marinha Portuguesa assinalaram a data com a iniciativa Abraço Olímpico. Junto ao Cristo-Rei, em Almada, cerca de mil pessoas irão fazer um logotipo humano gigante dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a que se juntarão elementos da Marinha para fazerem o número 100.

 

Esta será a primeira edição da história do maior evento multidesportivo do mundo num país de língua portuguesa. “Abraço Olímpico” é o nome desta iniciativa uma vez que não só o logotipo oficial dos Jogos simboliza um abraço, como o objetivo deste evento é unir Portugal e Brasil, através da união dos povos, desde o Cristo-Rei em Almada, até ao Corcovado, no Rio de Janeiro. Uma mensagem forte que merecerá transmissão na Globo, a maior cadeia de TV do Brasil e a detentora dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos no país que sediará o evento.

 

Esse abraço será simbolicamente transportado pelo Navio Escola Sagres, que será a Casa de Portugal no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos, e que esteve ancorado na Doca de Alcântara, enquadrado com o Cristo-Rei, para acompanhar de perto o Abraço Olímpico.

 

O Agora Nós junta-se a esta festa, a partir do Navio Escola Sagres, num programa que contará com vários convidados institucionais do Comité Olímpico Português e da Marinha, e com atletas olímpicos, atuais e antigos.

 

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro decorrem entre 5 e 21 de Agosto. Até ao momento, Portugal conta com 64 atletas apurados, distribuídos por 11 modalidades. As expetativas são de chegar perto dos 80 atletas apurados, num total de 15 a 17 modalidades.