No Dia Mundial da Voz, centros hospitalares e associações promovem rastreios gratuitos e alertam a população para os cuidados a ter com a voz, prevenindo a deteção precoce de eventuais problemas, através do diagnóstico precoce.

O Dia Mundial da Voz foi comemorado pela primeira vez em 2003.

– Cuidados a ter com a voz
– Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas
– Beber bastante água e praticar exercício físico
– Não gritar em excesso nem em tom agudo
– Falar pausadamente
– Não fumar nem abusar de bebidas gasosas
– Dormir bem

Sinais de alerta a ter em conta

  • Alterações na voz
  • Tosse frequente
  • Alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz
  • Pigarreia ou rouquidão com frequência

 

O Terapeuta da Fala atua num grande leque de áreas de intervenção:

  • Fala (articulação, fluência, ressonância, voz e respiração);
  • Linguagem (abrange a compreensão e expressão da linguagem oral, escrita, gráfica e gestual, bem como os seus componentes – semântica, morfologia, sintaxe, fonologia e pragmática);
  • Comunicação verbal e não-verbal;
  • Consciência fonológica (inclui as competências de pré-literacia);
  • Deglutição e alimentação;
  • Motricidade e Sensibilidade orofacial.

 

Qual a importância do rastreio?

A prevalência de perturbações da fala e da linguagem em idade pré-escolar pode ir até 36%. O rastreio em Terapia da Fala permite detetar e agir precocemente em casos que necessitem de intervenção, evitando dificuldades no rendimento escolar e no desenvolvimento psicoafectivo da criança. A intervenção terapêutica apresenta um prognóstico tanto mais favorável quando mais precocemente for iniciada.

 

Quais são os sinais de alerta?

São vários os sinais de alerta que as crianças dão, ao longo do seu desenvolvimento, de que algo não está a correr como o previsto:

  • Ausência de vocalizações e não reacção aos estímulos sonoros durante o 1º ano de vida
  • Não reage ao nome, não brinca e não estabelece contacto ocular a partir do 1º ano
  • Aos 2/3 anos não compreende ordens simples, o discurso limita-se à produção de palavras isoladas
  • Aos 3/4 anos tem dificuldades na produção de frases e tem um vocabulário reduzido
  • Aos 4/5 anos não relaciona acontecimentos simples e omite/troca sons nas palavras
  • Aos 5/6 anos utiliza frases mal estruturadas e tem um discurso incoerente
  • Tem mais de 4 anos e gagueja
  • Fala alto e grita com frequência, ficando depois rouca
  • Dificuldades de leitura e escrita

 

Quais são as possíveis causas de problemas na voz?

  • Genética/Hereditária (familiares com problemas semelhantes)
  • Permanência em ambientes com pouca estimulação
  • Muitas otites durante os primeiros anos de vida
  • Surdez
  • Mau uso vocal (por exemplo: a criança imita muito frequentemente vozes)
  • Abuso vocal (por exemplo: a criança costuma gritar)
  • Prática de desportos que exijam uso vocal (por exemplo: futebol)