Há faturas que ainda não me apareceram no portal do E-fatura. Porquê?

As faturas podem não aparecer ainda na sua página por uma de duas razões:

a) Se for uma despesa de dezembro de 2015 o comerciante tem até dia 25 de janeiro para inserir todas as faturas de dezembro; e
b) O comerciante pode ter-se enganado.

O que fazer então? Pode registar desde já a fatura em e-fatura + clicar em consumidor + inserir o NIF e a password igual à do portal das finanças + clicar na box registar faturas + inserir os dados da fatura» voltar ao menu anterior e verificar se a fatura se encontra inserida no quadro dos total de despesas

 

O valor das rendas não me aparece no E-fatura mas estão registadas no site das finanças. Como é que as posso inserir?

Muitos senhorios apenas vão declarar a as rendas todas que receberam no ano de 2015 até ao final de janeiro (mod. 44), por isso de duas uma, ou regista já as rendas pagas, ou espera pelo início de fevereiro e nessa altura regista as faturas caso elas ainda não apareçam (atenção porque só tem até dia 15 de fevereiro para lançar/registar faturas que não apareçam).

 

Fui ao oculista e quando fui verificar ao E-fatura vi que tinha sido posto o valor sem o desconto e está o valor total de 626.20€ mas na verdade paguei 297.78. Está correto?

Não está correto, mas pode alterar a fatura – vai à opção verificar faturas, clica em cima do número da mesma e altera o montante da mesma.

Depois é essencial que guarde a fatura em papel para o caso de ser contactada pela AT para esclarecer a diferença.

 

Ginásio e equipamentos eletrónicos entram nas “Outras” ou há alguma categoria específica?

Estas despesas entram em outras e são consideradas despesas gerais familiares para efeitos de dedução.

 

Como posso alterar a categoria do seguro de saúde que foi inserido na categoria “outros”?

Entrar no site consumidor + nif e password + verificar faturas + colocar o NIF do comerciante + clicar em cima do nr da fatura, abrir o documento e alterar, colocando-o no campo da saúde e no fim clico na box alterar

Se não conseguir fazer assim é porque há um problema com o CAE da seguradora, por isso contacto-a (embora esta não possa alterar o seu CAE com efeitos retroativos) e depois entre 1 e 15 de março apresento uma reclamação graciosa no site sobre esta despesa e serei contactada pela AT (guardar recibo de pagamento).

 

Onde posso aceder ao e-fatura com acompanhamento já que não me entendo com a internet?

A partir de dia 20 de janeiro nos Espaços do Cidadão (na lojas do cidadão) é possível ter apoio para aceder ao site do e-fatura e validar as faturas. Para encontrar o espaço do cidadão mais perto de site tem uma APP – mapa do cidadão ou os sites Portal do Cidadão e Portal das Finanças

 

As faturas dos supermercados para que é que servem? Eu peço sempre com o meu NIF. Podem ser justificadas?

As faturas de supermercado são consideradas despesas gerais familiares e podem ser deduzidas como tal atá ao montante de € 250 pp no caso de um casal ou de € 335 para uma família monoparental.

 

A minha dúvida em relação as fraldas e ao leite aonde se coloca no e-fatura?

Também são despesas gerais familiares e é aqui que deverão ser colocadas.

 

Em que local do e-fatura posso entrar em contacto com o comerciante que nos emitiu a fatura que não tinha o CAE correto?

Deverá:

(i) Entrar em contacto com o comerciante diretamente para esclarecer a questão do seu CAE e
(ii) Entrar em contacto com a AT através do formulário de contacto que está no portal das finanças – vamos divulgar o linK que é: https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/formularioContacto.action
(iii) Se ainda assim não obtiver resposta entre 1 a 15 de março deverá apresentar reclamação à AT no portal das finanças em https://irs.portaldasfinancas.gov.pt

 

As faturas do infantário do meu filho foram para as “despesas gerais” e não para a “educação”. Será um problema com o CAE (88910)? O que fazer?

Não me parece ser um problema com o CAE pois este diz respeito a atividades de cuidados de crianças sem alojamento (infantário).

Neste caso deverá seguir o mesmo procedimento que expliquei antes para alterar a categoria da despesa

Entrar no site consumidor + nif e password + verificar faturas + colocar o NIF do comerciante + clicar em cima do nr da fatura, abrir o documento e alterar, colocando-o no campo da educação e no fim clico na box alterar.

Se por alguma razão não for possível poderá sempre apresentar reclamação entre dia 1 e 15 de março no site do portal das finanças.