Joana Moura, mãe de dois rapazes, curiosa e estudiosa de todos os temas relacionados com cozinha tem em casa um regime paleo. “Na verdade é um regime adaptado à minha família. Hoje fala-se tanto de paleo que há muita confusão à volta disso porque passou a haver muitas vertentes. Devemos é saber comer bem e fazer escolhas conscientes, sem rótulos.”

 

“Desde 2013 pratico com a minha família, um regime alimentar e estilo de vida paleo, que privilegia vegetais, frutas e proteínas, de preferência biológicos. “Os meus filhos raramente estão doentes, porque a alimentação é mesmo o melhor remédio.”

Joana é co-autora e moderadora do grupo no facebook sobre Dieta Paleo e Detox30 Dias, os Jeitosos & Saudáveis. “Este grupo dá apoio a pessoas que querem fazer mudanças alimentares para uma dieta mais saudável, sustentada em produtos frescos e alimentos sazonais.” No início de 2016, lançou livro mais recente sobre este tema: “30 dias para mudar de vida, Detox Paleo”, que procura ser um caderno de iniciação a uma alimentação mais consciente. “Através deste programa e sugestões de refeições, muitas pessoas têm mudado maus hábitos alimentares e aberto o corpo e mente, para uma alimentação e estilo de vida mais saudáveis.”

Atualmente a Joana confessa-me que tem dificuldade em dizer que é paleo. “Sabe o que acontece? É que há tanta vertente do regime paleo, tanta gente a dizer tanta coisa que deixei de gostar do rótulo. Por exemplo, nos EUA há quem siga uma vertente mais restrita que não permite laticínios, outras correntes permitem. Enfim, há muita confusão… Eu prefiro dizer que sigo uma alimentação consciente e o meu próximo livro vai ser precisamente sobre isso, alimentação fora da caixa, ou seja, uma alimentação correta e consciente que não precisa de rótulos.”

A pensar nos mais novos, em Novembro de 2016 lançou o último livro em co-autoria com a Drª Joana Appleton Figueira (também colaboradora do JoCooking.com). “Comer bem, crescer saudável” é um guia sobre alimentação infantil, para os pais que não se revêem na alimentação socialmente estabelecida e procuram uma nova forma de alimentar e promover saúde nos seus filhos.

Como gosto de estar sempre atualizada sobre os temas pelos quais me apaixono, estou neste momento a estudar nutrição funcional e personalizada com a Nutriscience e em breve sairá um novo livro “sem rótulos, o importante é voltar ao essencial, saber fazer escolhas conscientes porque é possível comer bem sem gastar muito dinheiro e tempo.”