Tiago Santos e Henrique Oliveira são ambos guionistas, sendo que o Henrique a maior parte do tempo também exerce a profissão de realizador, e vieram à Academia da RTP 4.0 em Lisboa para falarem um pouco sobre as suas experiências em Portugal, especialmente quanto às suas participações, no caso do Tiago no filme “Os Gatos Não Têm Vertigens”, e sobre a nova série de época que recentemente estreou na RTP, a “Vidago Palace”, realizada pelo Henrique Oliveira.
Ficámos a conhecer um pouco sobre a realidade e os constrangimentos desta profissão, mas também nos foram dados alguns conselhos sobre métodos de construção de guiões de ficção e ainda sobre a necessidade de se contarem histórias, principalmente aquelas que nunca foram contadas.
Foi uma conversa muito informal e didáctica, mais focada no processo criativo e de realização da nova série da RTP, em que acabámos até por visualizar um dos episódios da mesma em directo na televisão.
O Henrique foi bastante simples e de uma extrema simpatia em contar-nos muitas das histórias e peripécias do que se foi passando antes e durante a produção e realização da série, inclusive de toda a organização e cooperação com a equipa galega, que ajudou bastante para que o projecto fosse para a frente.
Tiago Santos, com o seu humor característico, ia dando o seu contributo com dicas e contando experiências de trabalho com que um guionista se depara e como os podemos superar de forma eficaz.
Sem dúvida uma masterclass muito útil e didáctica para podermos aprofundar os nossos conhecimentos e de os podermos vir a aplicar na nossa vida profissional, de forma a atingir o maior sucesso possível daqui para a frente.
André Noutel Pereira, academista