A canção “Esperança” levou Victoria Nicole, com 13 anos, ao segundo lugar do Festival Eurovisão Júnior da Canção, atrás apenas do representante da Georgia.
Victoria Nicole recebeu 213 pontos, mas o cantor Andria Putkaradze e a música “To My Mom”, somou 239. A esperança da vitória ainda pairou, quando Portugal recebeu 117 pontos vindos da votação do público, o que juntando aos 96 dos júris nacionais faziam Victoria Nicole passar para a frente. Mas a dúvida ficou desfeita quando a Georgia recebeu os seus 59 pontos do público e alcançou a quarta vitória em festivais.
‘Esperança’ é uma composição profundamente pessoal sobre ‘ignorar as vozes’ que duvidam do caminho para o sucesso. O processo de composição e gravação foi orientado pelas estrelas nacionais, e mentores do The Voice Kids, Nininho Vaz Maia e Bárbara Tinoco.
Victoria, que se mudou da Venezuela para Portugal em 2018, é apaixonada pela música desde muito jovem. “Foi incrível”, admitiu a própria, entrevistada pela RTP, agradecendo os votos do público que fizeram mudar o resultado final. “Tentei dar o melhor de mim” em palco, realçou.
O sistema de escolha do vencedor foi semelhante ao da Eurovisão, sendo decidido por 50% de votação do público e 50% por votação de um júri nacional. Portugal conta com oito participações no Festival Eurovisão Júnior, e tinha como melhor resultado, o 8.º lugar de Nicolas Alves em 2022.
Nos últimos anos, a RTP tem optado por selecionar o candidato que irá representar Portugal no certame através do programa “The Voice Kids”. O “Eurovision Junior” é uma iniciativa da EBU – European Broadcasting Union.
A final da 22.ª edição do Festival Eurovisão Júnior aconteceu em Madrid e contou com a participação de concorrentes de 17 países.