Pão, com inspiração no pão tradicional da Etíopia, Injera, que acompanha todas as refeições, usado também para substituir o garfo e a faca e facilitar a degustação apelas usando as mãos.

Misture os elementos secos: 1 chávena de farinha integral, 1 colher de sobremesa de fermento em pó e 1 colher de bicabornato, sal. À parte, quebre 2 ovos e misture com 2 chávenas de leite gordo e 2 colheres de sopa de manteiga derretida, incorpore na mistura com os elementos secos.

Misture bem. Deixe repousar por 2 h a 4 h em local seco e fresco.

Numa frigideira aqueça 1 colher de manteiga e coloca 1/2 concha de massa, como se estivesse a fazer crepes, em lume brando. Se preferir use um aro de metal, para fazer una pequenos crepes na frigideira.

Reserve.

 

Créme de Beringela assada

Asse 2 beringelas no forno bem quente por 45 m, picando-as previamente com um garfo ou uma faca, para que asse uniformemente e liberte a humidade.

Depois de fria, retire a pele e coloque a polpa da beringela num processador, junte, sal, azeite a gosto, 1 colher de sobremesa de cominhos, 6 a 8 folhas de manjericão e 100 g de favas cozidas.

Reserve.

 

Quinoa, favas, ervilhas e hortelã

Coza as ervilhas em água temperada com sal, ramos de cheiros (onde tem de haver hortelã), alho esmagado, 1 cravinho, louro e um fio de azeite, até ficarem tenras mas sem perderem a sua cor verde vivo.

Retire-as da água quente e passe-as rapidamente por água fria ou água com gelo.

Aproveite o caldo onde cozeu as ervilhas para branquear rapidamente as favas e proceda da mesma forma que fez com as ervilhas para parar a cozedura das favas, e depois de frias retire a pele.

Com o caldo dos legumes coza a quinoa, por 20 minutos e escorra a água.

Numa frigideira, coloque um fio de azeite, uma pitada de cominhos e um alho picado, saltei rapidamente a quinoa, com as favas e as ervilhas, rectifique de sal. Fora do lume acrescente umas folhas de hortelã.

Reserve.

 

Estufado de Borrego com especiarias

Peça para que no talho limpem muito bem a carne do borrego e corte-a em pedaços pequenos.

Tempere a carne de um dia para o outro com, colorau, alhos, salva, cominhos, cravinho, anis, um pau de canela, uma malagueta (com sementes ou sem sementes, caso não goste de picante) louro, azeite sal e vinho branco.

Coloque num tacho rodelas de cebola roxa, o Borrego e a marinada, acresente água até cobrir a carne, tape e deixe estufar em lume baixo, até que a carne se desprenda dos ossos, o que deve demorar pelo menos duas horas.

Emprate todas as receitas em taças, aproveite as ervas aromáticas utilizadas nas receitas e decore as taças com a hortelã, o manjericão e salva.

 

Pipocas com manteiga e mel

Coloque o milho numa caçarola de fundo pesado previamente aquecida com um fio de azeite, tape e coloque o lume baixo, deixe o milho abrir e quando parar, retire do lume, adicione 2 colheres de manteiga e mel a gosto, misture bem.

Sirva com café.