Tensão em Timor


No início de Agosto, elementos da União Democrática Timorense (UDT) atacaram o comando da Polícia de Segurança Pública (PSP) tendo obtido armamento que utilizaram para cercar o quartel das forças armadas portuguesas, ação gorada pela intervenção do governador Lemos Pires. Além da UDT, também a Frente Revolucionária para a Independência de Timor Leste (FRETILIN) e a Associação Popular Democrática de Timor (APODETI) disputavam a influência política em Timor Leste.

Uma frase por dia
Parece a esses oficiais que se chegou a um ponto crucial do processo revolucionário iniciado em 25 de Abril de 1974 e que é o momento das grandes opções, tomadas com serena e inquebrantável energia, em relação ao futuro deste país.
Documentos dos Nove

Aconteceu neste dia
Nos Açores iniciam-se as emissões regulares de televisão, com a inauguração oficial da Rádio Televisão Portuguesa (RTP).
Manifestação de apoio ao episcopado em Braga seguida de ações violentas contra as sedes do Partido Comunista Português (PCP), do Movimento Democrático Português (MDP) e da União Democrática Popular (UDP). Em Penafiel, Monção, Porta e Trofa também se registam ações violentas contra sedes de partidos de esquerda.

Sons de Abril – Timor – Agosto de ´75