Ingredientes
para o gratinado
- 150g Couve cozida (e bem escorrida)
- 400g Batata (cozida ou assada)
- 100g Bacalhau desfiado (cozido ou assado) – pode usar em alternativa outro peixe ou marisco já cozidos
para o bechamel
- 500ml Bebida vegetal
- 2 c. sopa Farinha de Araruta ou de Amido de Milho
- 2 c. sopa Azeite
- 2 c. sopa Farinha de Arroz
- pitada Noz‑Moscada
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
para o topping
- 2 fatias Pão torrado (use pão duro)
- 1 c. chá Alho em pó
- pitada Sal Marinho
Comece por preparar o bechamel. Numa taça, misture a bebida com a farinha de araruta ou o amido de milho e mexa bem com uma vara de arames ou garfo. Reserve.
Num tacho, aqueça o azeite em lume médio e adicione a farinha de arroz, mexendo sempre (junte 1-2 colheres de sopa da bebida para dissolver, se necessário).
Baixe o lume e junte a bebida, a noz-moscada, o sal e a pimenta a gosto, mexendo sempre. Prove e ajuste os temperos (sal e pimenta) se necessário.
Deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos, mexendo com frequência ou até o creme começar a engrossar. Assim que engrossar, retire o creme do lume e reserve.
Entretanto, ligue o forno a 180 °C e unte um pirex, pincelando com um pouco de azeite. Reserve.
Pique a couve grosseiramente e parta a batata em pedaços pequenos. Reserve.
Comece por deitar algumas colheres de sopa do bechamel no fundo do pirex e espalhe. Disponha agora os legumes e o bacalhau em camadas, começando com uma primeira camada de batata, depois uma de couve, bacalhau e assim por diante. Repita o processo até esgotar os ingredientes.
Por fim, verta o resto do bechamel por cima dos legumes em camadas e bata ligeiramente com o pirex na bancada para a mistura se entranhar.
Leve ao forno durante 30-35 minutos a 180ºC ou até o bechamel começar a borbulhar.
Entretanto, triture os ingredientes do topping até ficarem com a textura de areia grossa. Coloque por cima do gratinado assim que esteja pronto e leve mais 5 minutos ao forno, ligando a grelha superior. Sirva de imediato.