Ingredientes
Para os crepes
- 100g Bacalhau, Marisco ou outras sobras de peixe
- 300g Couve cozida
- 200g Cenoura cozida
- 120g Massa Filo
- 1 c. café Óleo de Sésamo torrado
- 1 dente de Alho
- 1 pedaço Gengibre fresco
- Sal e Pimenta a gosto
- Molho de Soja a gosto
- Azeite q.b.
Para o molho de amendoim
- 4 c. sopa Bebida Vegetal
- 1 c. sopa Manteiga de Amendoim
- 1 c. sopa Molho de Soja
- Sal e Pimenta a gosto
Escorra bem os legumes cozidos para retirar o excesso de água. Pique a couve, a cenoura (se as utilizar cruas fatie antes em juliana fina) e reserve.
Leve uma frigideira anti-aderente a lume médio, adicione um fio de azeite e o óleo de sésamo.
Assim que este estiver quente adicione o alho picado e o gengibre ralado. Deixe alourar ligeiramente e de seguida adicione os legumes.
Salteie em lume médio por alguns minutos, até o excesso de água evaporar. Junte uma pitada de molho de soja, envolva, prove e de seguida tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.
Estenda agora a massa filo na bancada e corte-a em 8 a 12 retângulos iguais (usaremos 2 folhas por crepe). Junte as folhas duas a duas. Unte o primeiro conjunto com azeite com a ajuda de um pincel. De seguida coloque 2 c. sopa dos legumes salteados a 4 dedos de distância do topo. Dobre as laterais por cima do recheio e ao longo da massa e de seguida dobre o topo da massa por cima do recheio (assim evita que o recheio escape). Enrole agora o crepe, transfira para um tabuleiro de forno com papel vegetal ou para o tabuleiro da aifryer e repita para o restante recheio. Se utilizar o forno, pré-aqueça-o a 180ºC antes de repetir para os restantes crepes.
Pincele os crepes com azeite de forma generosa e cozinhe na airfryer por 10 min. a 180ºC ou no forno por 15-20 min. a 180°C (até estarem dourados). Entretanto, misture todos os ingredientes do molho e mexa com um garfo ou vara de arames até ficar ligeiramente cremoso. Prove, ajuste temperos e reserve. Assim que os crepes estiverem dourados, retire e sirva de imediato com o molho.