Nasceu para comunicar e para as artes. Dos pais Ana Maria Lucas e Carlos Mendes herdou o gosto pela música, pela apresentação de programas e até já deu umas “perninhas” na representação. Depois de gravar o disco “Dá-me Luz”, apresentou na RTP o programa musical “TOP+”, durante quase uma década. E agora? O que anda a fazer Francisco Mendes? Ele vai contar-nos tudo numa conversa… “Olhos nos Olhos”.
BIOGRAFIA
Francisco Lucas Mendes nasceu em Lisboa, a 1 de Agosto de 1973. Filho de Ana Maria Lucas (atriz, apresentadora e Miss Portugal em 1969) e de Carlos Mendes (cantor, compositor, ator apresentador), foi criado num meio familiar onde a arte abundava.
Desde cedo privou com grandes nomes da cena artística portuguesa, tais como Paulo de Carvalho, Carlos do Carmo, João Mota, Luiz Villas-Boas, Lauro António, Júlio Isidro, João Maria Tudela, Raúl Solnado, entre muitos outros.
Além de crescer em casa com um pai músico, Francisco aprendeu a cantar com a avó materna, que era professora de piano. Deste modo, não foi inesperada a sua participação, apenas com 6 anos de idade, na gravação de um álbum dedicado ao público infantil, álbum esse de autoria de seu pai Carlos Mendes, com o título “Jardim Jaleco”.
Aos 9 anos desempenha um papel na serie infantil “Arco Iris”, com apresentação de Julie Sargeant. Durante a sua adolescência participa em diversos programas, dos quais se destacam, em televisão “Mistura Fina”, na rádio, no “Média Alta” da rádio Comercial.
Os pais de Francisco separaram-se precisamente nesta altura, tinha o nosso convidado 9 anos. Um acontecimento que conseguiu superar sem dramas. Recorde-se que tem um irmão mais novo, o Miguel. E um outro irmão, o João, fruto do segundo casamento de Carlos Mendes.
Formado em Gestão Empresas Turísticas e Hoteleiras pela Universidade Lusófona fez várias passagens por esta área nomeadamente em Hotéis, de que são exemplo o Hotel Ritz e o Hotel Altis, onde estagiou nos vários departamentos que compõem estas estruturas. Anos mais tarde, veio a ser diretor de F&B do Hotel Turim, na Avenida da Liberdade em Lisboa.
Na área das agências de viagens fez parte do departamento de incoming turístico da Turismo Cruzeiro World Travel. Na restauração foi responsável por vários projetos como é exemplo, Bar do Peixe, no Meco, Restaurante Arpão em Lisboa ou a Tasca do Ti Chico projeto pessoal itinerante, entre outros.
No ano de 2000 é convidado por Tozé Brito para participar como intérprete num álbum em nome próprio. O álbum “Dá-me Luz” sai em Outubro de 2000 e rapidamente entra nas tabelas de vendas. Nos 3 anos seguintes faz vários espetáculos pelo país assim como participações em programas de TV e rádio.
Em Fevereiro de 2004 é convidado pela direção de programa da RTP para fazer parte das novas caras da estação onde estão, entre outros, Tânia Ribas de Oliveira, José Carlos Malato, Sónia Araújo, Jorge Gabriel, Catarina Furtado, Sílvia Alberto, entre outros. Com Isabel Figueira, forma dupla no programa “TOP +”, que apresenta durante 8, quase 9 anos.
Passou também por programas como “Verão Total”, “Dá-me Música”, “Portugal no Coração”, Praça da Alegria” “Festival da Música Lusófona”, Live Earth, Lisboa”, “Porto e Lisboa Bike Tour”, Campeonato do Mundo de Surf e a “Gala dos 50 Anos da RTP”.
Em 2015, aceitou a convite da Foco Musical para dirigir a área de comunicação e área comercial desta estrutura. Encontra-se assim, desde então a trabalhar na Foco Musical – Educação e Cultura e Orquestra Sinfónica de Lisboa.
Dentro deste projeto/programa educativo, apenas com escolas, têm entre outras ações educativas, os Concertos Participados. Estes Concertos acontecem desde 1998, ininterruptamente em Portugal e desde 2015, no Brasil.
Além destes projetos da Foco Musical, e em paralelo à sua atividade, criou juntamente com um ex-colega que trabalhava no Top+, o António Jorge, o projeto “Acusticamente Falando”. Já fez com o Miguel Gameiro, a Rita Guerra e com o Pai Carlos Mendes. O próximo será precisamente no dia do programa, 4 de abril, com a cantora Márcia, no Palácio Baldaya, em Benfica, Lisboa.
12 CURIOSIDADES
1 – Ainda muito criança, Francisco teve contacto próximo com a RTP ao acompanhar a mãe que tinha programas na estação pública, ainda no tempo dos Estúdios serem no Lumiar.
2 – A sua primeira participação televisiva foi aos 9 anos, em 1982, no programa infantil “Arco Iris”, apresentado por Julie Seargent.
3 – Antes de abraçar projetos na televisão, Francisco tirou o curso de Gestão Hoteleira e trabalhou em Hotéis, numa agência de viagens e em restauração.
4 – Francisco trabalhava no Bar do Peixe, no Meco, enquanto gravou o seu primeiro (e único) álbum “Dá-me Luz”, em 2000.
5 – Em 2002 participou na primeira edição do “Big Brother Famosos”, tendo ficado em 2º lugar, fechado na casa quase 2 meses.
6 – A 3 de Fevereiro de 2009. Ana Maria Lucas estava na companhia dos filhos, Francisco e Miguel, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Foram os filhos que rapidamente a transportaram para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
7 – Em 2014, separou-se da mulher, a Sara Ribeiro, de quem tem uma filha, a Ana Mar, agora com 19 anos. Em 2016, o casal voltou a juntar-se.
8 – Adora praticar desporto, sobretudo Surf. Todas as manhãs faz 20, 30 minutos de exercícios estilo Pilates. Foi presidente da Associação Jorge Pina, mantendo-se atualmente nos órgãos de direção.
9 – Gosta muito de viajar e do autocaravanismo. Índia e Argentina são 2 destinos que gostaria de conhecer.
10 – A data de 23 de maio é muito especial por 3 razões: data de aniversário do Pai, data de início de namoro com Sara, em 2000, e data de nascimento da Filha.
11 – Maior qualidade: otimismo; pior defeito: teimosia.
12 – Depois de sair da televisão, Francisco Mendes passou a assinar como Francisco Lucas Mendes.
Veja ou reveja esta conversa Olhos nos Olhos na RTP Play