“Bárbara Guimarães nasceu em Angola, em 1973. Já em Portugal, estudou Relações Internacionais e Jornalismo. Iniciou-se como jornalista na TVI, mas foi na SIC, com Chuva de Estrelas, em 1997, que deu o passo para o entretenimento. Desde então apresentou diversos programas, numa carreira televisiva de enorme sucesso. Filha de uma professora e de um artista plástico,  é mãe de dois filhos. Escreveu o Livro “Tempestade Perfeita, como Sobrevivi à Tormenta”, para relatar a sua luta bem sucedida contra um cancro. Hoje está na Nossa Tarde, para uma conversa “Olhos nos Olhos”!

 

Bárbara dos Santos Guimarães nasceu em Sá da Bandeira a  21 de abril de 1973. 

Filha de um escultor e de uma professora primária, nasceu em Sá da Bandeira, num parto assistido pelo médico Rodrigo Guedes de Carvalho, pai do jornalista com o mesmo nome. 

Viveu a partir dos quatro meses em São João da Madeira, terra natal da mãe, até a família se mudar para Lisboa, tinha Bárbara oito anos. Pouco depois dos 20 abandonou o curso de Relações Internacionais da Universidade Lusíada, para se tornar jornalista. 

Depois de passar pelo CENJOR, deu os primeiros passos como repórter da TVI e depressa ascendeu a pivot de informação, compartindo com Artur Albarran e Sofia Carvalho a apresentação do jornal dessa estação. No mesmo canal viria a estrear-se na apresentação de magazines culturais: primeiro Primeira Fila e, a seguir, 7 ponto 15. 

Assim que recebeu a carteira profissional de jornalista, Bárbara Guimarães foi contratada pela SIC, não para o setor de informação, mas como apresentadora de entretenimento. Será assim como entertainer que Bárbara Guimarães obtém uma grande popularidade, apresentando concursos de grande audiência em Portugal, como Chuva de Estrelas e Furor, a que se seguiria o magazine social Mundo Vip. 

Não deixaria, no entanto, a apresentação de formatos ligados às artes ou à divulgação de espetáculos — ainda na SIC generalista concebeu com o maestro António Vitorino de Almeida o programa de conversas Duetos Imprevistos. Quando surge a SIC Notícias regressa ao magazine televisivo, com Sociedade das Belas-Artes, a que se seguiram dois programas de entrevistas Oriente e Páginas Soltas, por onde passam algumas das mais destacadas personalidades das artes plásticas, música, teatro, cinema e literatura. Pelo meio passara pela rádio, mais precisamente pela Antena 1, onde apresentou o magazine Culto. 

Apresentou o reality-show Peso Pesado e os concursos de talentos Portugal Tem Talento e Família Superstar. Também foi elemento do júri do Ídolos. 

Em agosto de 2018 anunciou que lhe foi diagnosticado cancro da mama seguindo-se a cirurgia e vários anos de tratamentos. 

“TEMPESTADE PERFEITA, Como Sobrevivi à Tormenta”, de BÁRBARA GUIMARÃES, é um testemunho de superação grandioso de uma mulher que descobriu em si própria uma coragem invulgar para enfrentar as adversidades.   

BÁRBARA GUIMARÃES fala-nos nestas páginas da sua experiência na luta contra um cancro da mama particularmente agressivo. Trata-se de um testemunho intenso, pormenorizado e genuíno sobre o longo período em que a apresentadora se sentiu entregue ao que parecia ser a tempestade perfeita. 

Este livro, que chegou ao mercado no dia 2 de abril, é também a história de vida de uma mulher bem conhecida dos portugueses graças à sua presença de trinta anos na televisão, mas que, num registo marcado pela superação e pela esperança, se revela pela primeira vez em toda a sua plenitude. 

Saiba mais em:
instagram.com/barbaraguimaraesbg