Chips de Couve–Galega (ou couve kale)
- 5 folhas Couve–Galega
1 colher sopa Azeite
1 colher sobremesa Pimentão doce
Molho de Soja q.b.
Sal marinho
Lave as folhas da couve e escorre-as bem. Ripe as folhas ou corte-as em pedaços médios. Coloque-as numa taça e envolva com os restantes ingredientes.
Coloque a couve sobre uma folha de papel vegetal no tabuleiro de forno. Pré-aqueça o forno a 160 graus e coloque o tabuleiro por 10 a 15 minutos ou até a as folhas estarem crocantes, mas sem queimar.
Retire-as do forno e deixe arrefecer. Devem ficar crocantes. Se não estiverem secas, deve levar mais uns minutos ao forno.
Dicas: Podemos fazer esta receita com outras folhas: kale, couve toscana etc. São um óptimo alimento para as crianças, por serem crocantes e salgadinhas, e uma forma divertida de comer folhas verdes ricas em cálcio, ferro e tantos outros nutrientes indispensáveis ao desenvolvimento. São uma abundante fonte de fibra, essencial para um bom sistema digestivo.
Pickles de Cenoura e Beterraba com Orégãos
- Salmoura (água e sal, 30 g de sal marinho para 1 litro de água)
- 1 Cenoura
1 Beterraba
Orégãos q.b. - 2 dentes de Alho
- Sal
Comece por preparar a salmoura, misturando a água com o sal. Opcionalmente pode adicionar uma colher de sopa de geleia de arroz.
Corte os vegetais em palitos de 0,5 a 1 cm e disponha-os no frasco, deixando 5 cm de espaço até à superfície. Coloque um pouco de orégãos e os dentes de alho descascados. Encha com a salmoura. Coloque uma folha de couve ou papel vegetal sobre este preparado, de forma a cobrir toda a superfície. Se os vegetais estiverem totalmente dentro do líquido, não é necessário colocar uma folha e um peso sobe esta.
Deixe fermentar 5 a 14 dias e durante este tempo verifique o nível do líquido. Se necessário, adicione mais salmoura.
Durante o processo de fermentação, os vegetais mudam de cor e a salmoura fica turva. Também nos primeiros 5 dias liberta bolhas de gás da fermentação; por essa razão, devemos tapar de forma a permitir a saída do gás da fermentação (ou a tampa do frasco mal apertada ou um pano ou gaze atado à volta do topo do frasco, para impedir a entrada de insectos).
Quando estiverem prontos, com sabor ligeiramente ácido e aromatizado, coloque em frascos tapados e no frio. Estão prontos a serem consumidos. Para tal deverá ter o cuidado de retirar os legumes do frasco com um utensílio limpo e voltar a fechar e colocar no frio.
Kimchi de Couve-Galega (ou couve kale)
- 1 ramo Galega ou Kale (300g aproximadamente)
1 litro Salmoura (60g de sal marinho para 1 litro de água) - 30 gr Pimentão picante ou doce ou malaguetas suaves secas
60 gr Cenoura ralada
2 Cebolas em rama
2 a 4 dentes de Alho picado
1 colher de sopa Gengibre picado
Lave a couve e rale-a bem fina como para caldo verde. Coloque-a submersa na salmoura por um mínimo 6 a 8 horas; use um prato para fazer peso.
Escorra a couve por 15 min e reserve 250ml da salmoura.
Misture cenoura, alho, pimentão e gengibre numa taça, pique tudo e misture bem.
Depois misture com os restantes ingredientes. Prove de sal. A couve, em princípio, dará o sal suficiente, mas se necessário misture um pouco mais da água da salmoura que reservou e massaje.
Agora transfira os vegetais para um frasco ou pote, pouco a pouco, e sempre a prensar com os dedos. Adicione o líquido da salmoura se necessário para cobrir os vegetais. Deixe 5cm de espaço entre a superfície do frasco e coloque a folha de vegetal a cobrir a superfície e um peso. Tape ou coloque um pano.
Deixe fermentar 7 a 14 dias. Durante este tempo, pode ir provando, tendo o cuidado de remover alguma escória que esteja à superfície e de verificar que os vegetais estão submersos. A couve terá um aspeto mais translúcido e a salmoura estará laranja, apresentando muita efervescência. Depois pode mudar para frascos mais pequenos e prensar de forma a submergir os vegetais. Tape e mantenha no frio ou num local fresco.
Migas de couve e feijão frade
- Couve-Galega
- Broa de milho
- Feijão Frade cozido
- 2 dentes de Alho
- Azeite q.b.
- Sal marinho
Comece por lavar e cortar a couve bem fina como para caldo verde.
Escalde a couve em água a ferver com sal por 3 a 4 minutos.
Em alternativa, pode usar a couve fermentada (ver receita: kimchi de couve–galega)
Pique os alhos e coloque-os numa frigideira com um fio de azeite abundante. Deixe dourar.
Coloque a broa em pequenos pedaços ou cubinhos e deixe tostar ligeiramente. Acrescente um pouco de água se necessário para não secar demasiado.
Adicione o feijão frade e misture.
Envolva a couve escaldada ou fermentada e continue a cozinhar por mais uns minutos. Prove de sal.
Está pronto a servir.
Bom apetite!