Começou a sua carreira artística como bailarina na Companhia Portuguesa de Bailado, no Grupo Fernando Pessoa, no Grupo Experimental de Ballet da Fundação Calouste Gulbenkian e no Théatre Royal de la Monnaie, sob a direcção de Maurice Béjart. 

 Mais tarde optou pela frequência de um curso de teatro no British Theatre Association em Londres como bolseira do British Council e da Fundação Calouste Gulbenkian. 

 No cinema trabalhou, entre outros, com os realizadores Manuel GuimarãesArthur DuartePerdigão QueirogaHenrique CamposJoão César MonteiroAntónio-Pedro VasconcelosAntónio da Cunha TelesLauro AntónioEduardo GeadaManoel de OliveiraAntónio de MacedoCarlos VasconcelosJoaquim SapinhoJoão CanijoJoão Botelho, Manuel Carvalheiro, Phillipe Clair, Christian Jacques, Michel Serrault, Frank ApprederisCelan Jones, Christian Binet, Robert Mazoyer, Jacques Webber, Alain Tanner, Ivo Ferreira, Jean Sagols, Tiago Durão, António Pinhão Botelho, Fanny ArdantMichael Bay ou Terry Guilliam. 

 Lídia Franco é, também, co-tradutora da Peça de Eric-Emmanuel Schmitt “Óscar e a Senhora Cor de Rosa”, professora de Teatro em várias Escolas e foi membro do Júri do Festival Internacional de Cinema De Tróia e do Festival Internacional de Cinema Cine-Eco. No mundo dos programas de televisão, chegou a apresentar na SIC o programa All You Need Is Love estreando-o em 1994.