Ágata nasceu a 11 de Novembro de 1959, em Lisboa. Regida pelo signo escorpião e abençoada pelo sol de S. Martinho.
Foi apenas com três anos, que demostrou a sua verdadeira vocação trauteando todas as canções que naquela época se ouvia… durante as tardes à janela de um rés–do–chão cantava e era acompanhada por alguém que, por simpatia, a acompanhava ao som de um banjo do outro lado na rua.
Houve quem a chamasse de rouxinol. O tempo passou e a música permanecia no seu espírito, como uma escala crescente que a levava a encenar palcos e plateias, repletas de pequenada e família que a aplaudia por graça e carinho.
Durante a infância foram dezenas as vezes que pisou palcos. A avó era professora organizava pequenos teatros e na escola era levada de sala em sala, sempre pronta a subir mesas e cadeiras para cantar, demonstrando desde bem cedo a sua grande vocação.
Ágata cresceu rodeada de sonhos, no seio de uma família humilde ao qual o desejo também de ser bailarina acabaria por não se realizar devido á falta de possibilidade.
Com grande esforço e a seu tempo os pais deram-lhe a oportunidade de ter aulas de canto com um professor, o Maestro Artur Rebocho que lhe trouxe a oportunidade de estender o seu reportório e assim praticar outros géneros musicais.