A gripe é uma doença contagiosa e, habitualmente, cura espontaneamente. Mas, podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos de idade.
A vacinação é a melhor prevenção, sobretudo para evitar as complicações graves.
As vacinas disponíveis este ano em Portugal são pela primeira vez, vacinas tetravalentes, incluindo 4 tipos de vírus da gripe (2 do tipo A e 2 do tipo B). As vacinas são seguras e eficazes, esperando – se uma maior abrangência em relação às vacinas trivalentes, anteriormente utilizadas. O Serviço Nacional de Saúde terá cerca de 1,4 milhões de vacinas.
No Serviço Nacional de Saúde a vacina é gratuita para os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas residentes ou internadas em instituições, para pessoas com algumas doenças definidas, para profissionais de saúde do SNS e para os bombeiros.
Os profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, incluindo os bombeiros, devem vacinar-se porque é maior a probabilidade de exposição e de transmissão da gripe a pessoas com maior risco de complicações. Estas vacinas estarão também disponíveis nas farmácias comunitárias com prescrição médica. A receita médica tem validade até 31 de Dezembro de 2019. A Direção-Geral da Saúde recomenda: vacine-se contra a gripe, preferencialmente, até final do ano.
A vacinação contra a gripe é fortemente recomendada para os seguintes grupos prioritários – Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; – Doentes crónicos e imunodeprimidos, com 6 ou mais meses de idade – Grávidas; – Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados; Aconselha-se também a vacinação das pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos. 3. A vacina deve ser administrada durante o outono/inverno, de preferência até ao fim do ano civil.