Pedro Alves é o humorista que ficou conhecido pela dupla que fez com João Paulo Rodrigues – Quim Roscas e Zeca Estacionâncio. E traz-nos Alexandre, um amigo que é pescador no Alasca e que vale a pena conhecer.
Pedro quis dar a conhecer Alexandre Pinto, um amigo que conheceu há 11 anos de um modo muito sui generis. “Conhecemo-nos, infelizmente, no funeral de amigo em comum e desde aí começamos a encontrar-nos com alguma regularidade. Como temos o mesmo gosto por motas, construímos o que é hoje uma grande amizade.” Não é por acaso que Alexandre é padrinho de batismo da filha de Pedro.
Mas porque é que o Alexandre vale a pena conhecer, pergunto? “Porque ele deixou um trabalho nos CTT para ser pescador no Alasca e vê só a família parte do ano.”
Bem-disposto, Alexandre explica-me que dos 21 até 32 anos trabalhou numa estação dos CTT, em Matosinhos. “Fazia o tratamento de encomendas à noite” até que conheceu a mulher, filha de pais portugueses mas nascida em Seattle e á medida que o namoro se foi consolidando também se consolidou a hipótese de ir para o Alasca.
“O meu sogro tem, com mais dois sócios, um barco de pesca no Alasca e quando casamos falou-se na hipótese de mudar de vida e ir para lá.” Com a mulher e os filhos? “Não, só eu! Na realidade não estou lá o ano todo, passo lá umas temporadas e cá outras. Quando estou lá, estou completamente isolado do mundo, no mar, mas os meses que passo cá, dedico-me à família a 100%”.
Alexandre aventurou-se na ida para o Alasca, em plena altura da crise. “Por mais duro que seja, e é, o dinheiro que ganho permite dar uma estabilidade de vida à minha família que de outra forma não teria hipótese… e é apenas nisso que eu penso”