Ingredientes:
- Farinha
- Alho
- Cebola
- Salsa
- Pimenta
- Sal
- Bacalhau do Lombo Desfiado
- Água fria
- Ovos
- Cebolinho
Preparação:
Numa tigela de inox, juntei os ingredientes, sendo o alho, a salsa e a cebola muito picadinhos. Junte o bacalhau cru desfiado e verifique a textura, com os ovos inteiros. Por fim junte cebolinho.
Júlio Fernandes não esconde o orgulho na receita que serve no seu restaurante. As suas pataniscas são as melhores da Lisboa. Vem à Nossa Tarde mostrar porquê.
Desde pequeno que Júlio tem mão para a cozinha. Cresceu com uns tios, e adorava estar com a tia na cozinha mas ela dizia-me meia a brincar, meio a sério “o melhor é saíres daqui para não ficares maricas”. Mas Júlio não ligava e manteve sempre a paixão pelos tachos acesa.
Contudo, a vida havia de levá-lo profissionalmente por outros caminhos. Trabalhou durante 18 anos no Crédito Predial Português, esteve ligado á UGT “mas sempre que podia ajudava em restaurantes de amigos. Depois passou a ajudar no do filho, até que há 10 anos para cá, depois de deixar o trabalho no banco decidiu enveredar pelo mundo da cozinha a 100%. “De forma indireta sempre estive ligado à restauração, até que quis ter um espaço meu, e hoje já tenho vários.”
O sucesso vem da genuinidade. Júlio viu as suas pataniscas de bacalhau serem premiadas como as melhores de lisboa, tendo como júri gastrónomos de renome, como Maria de Lourdes Modesto.