A médica dentista Filipa Teixeira Gomes fala-nos das consequências dentárias do envelhecimento e o que pode ser feito para as ultrapassar.
Com a idade vêm essencialmente três consequências:
- os problemas periodontais através da perda óssea e perda gengival, “sendo frequente uma retração das gengivas”.
- movimentações dentárias “a verdade é que os dentes movimentam-se, podem entortar, ficar ligeiramente desviados ou, caso tenham espaço devido à perda de outros, podem mesmo mudar de sítio. Claro que estas movimentações têm muito impacto na boca”.
- alterações faciais
Por tudo isto, a Drª Filipa considera que “independentemente da idade os aparelhos dentários são uma grande ajuda para resolver todos estes problemas bem como o implante de dentes.”
Os problemas mais comuns na dentição da população mais velha
Desgaste do esmalte dentário: Com o passar dos anos, o esmalte dos dentes pode ficar mais fino e desgastado, tornando os dentes mais sensíveis e propensos a cáries.
Retração gengival: Durante o envelhecimento, as gengivas podem retrair, expondo a raiz dos dentes. Isso pode levar à sensibilidade dentária e aumento do risco de doença periodontal.
Dentes mais amarelados: Com o tempo, os dentes podem ficar mais amarelados devido ao desgaste do esmalte e à exposição à alimentação e hábitos de vida, como o consumo de café, chá, tabaco, entre outros.
Perda de dentes: A perda de dentes pode ocorrer como resultado de vários fatores, incluindo cáries, doença periodontal, traumatismo, desgaste excessivo e próteses dentárias antigas.
Mudanças na posição dos dentes: Com o envelhecimento, é comum que os dentes se movam e se desloquem, especialmente se houve perda de dentes. Isso pode resultar em má oclusão dentária e problemas de mastigação.
Doença periodontal: A doença periodontal pode agravar-se com o envelhecimento, causando gengivas inflamadas, sangramento gengival, retração gengival e perda óssea.
Existe perda de expansão da arcada dentária com o envelhecimento. Isso ocorre devido a vários fatores, incluindo a reabsorção óssea, perda de dentes e o desgaste natural dos tecidos bucais
Alterações dos padrões musculares e o impacto na estética facial