Ser mãe é um dos momentos mais transformadores na vida de uma mulher. Naturalmente, traz consigo várias dúvidas e preocupações. Para ser vivido em pleno é importante que se sintam amparadas e cuidadas em todos os aspetos, inclusive no que diz respeito ao seu peito, corpo e autoestima.
Com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar das futuras mamãs compartilhamos algumas dicas fundamentais sobre o uso e a função da lingerie durante a gravidez e o período pós-parto:
Fazer o 1º Bra-check up assim que sentir as primeiras mudanças no peito, para garantir o correto acompanhamento nas alterações de peso e volume, evitando dores na mama e na coluna.
Optar por soutiens de copa mole durante a gravidez, pois têm maior elasticidade e adaptam-se melhor às alterações do peito.
Ter um extensor sempre à mão, para adequar o ajuste do soutien ao longo do dia e durante os meses de gestação.
Dormir com soutien para amparar os movimentos involuntários do peito, que está mais pesado e sensível, durante a noite. Importante: não deve ter aros.
Escolher os soutiens de amamentação entre o 8º e o 9º mês, quando o volume do peito está o mais aproximado possível ao do pós-parto. Ao contrário do que é comum pensar-se, o soutien de amamentação não é um soutien para usar durante a gravidez.
Escolher um soutien de amamentação com aros, se for esse o tipo de soutien que a deixa mais confortável. O uso do tamanho certo garante que os aros têm amplitude suficiente para abraçar a mama, sem comprimir os ductos, nem causar obstrução.
Usar cuecas elásticas de estilo “one size”, que se adaptam ao corpo durante a gravidez e no pós-parto.
Fazer Bra check-ups quando sentir novas mudanças no peito, durante e após a amamentação. Ao deixar de amamentar, é importante continuar a usar soutiens adequados, mantendo o suporte, conforto e bem-estar que tanto precisa e merece.