FASES DO NOVO CORONAVÍRUS: 

Após a fase de preparação, na qual “não existe epidemia ou epidemia concentrada fora de Portugal”, entramos nas fases de resposta previstas no plano estratégico das autoridades para dar resposta ao surto de covid-19. 

  

  1. Contenção:A primeira fase de resposta após a identificação dos primeiros contágios é a de “contenção”, durante a qual o epicentro é identificado fora de Portugal, mas com a possibilidade de transmissão internacional. É também durante esta fase em que são identificados casos importados na Europa. Prevê-se que, neste período, o risco de contágio seja baixo.

  

  1. Contenção alargada:Nesta fase identificam-se as cadeias secundárias de transmissão na Europa e casos importados em Portugal, sem cadeias secundárias. Aqui o nível de risco passa a moderado, exigindo um reforço da resposta e medidas de contenção por parte das autoridades. 

  

  1. 3. Mitigação:Prevê a transmissão local em ambiente fechado e a transmissão comunitária. Nesta fase, já estão estabelecidas as cadeias de transmissão do novo coronavírus em território nacional, com as medidas de prevenção a revelarem-se insuficientes.