A 22 de março de 2016, a Europa acordou de novo sobre a ameaça de terrorismo. Atentados no aeroporto e metro de Bruxelas deixaram a população em sobressalto.
O Agora Nós dedicou uma parte da emissão a esta tragédia e convidou o Comissário Fonseca do Grupo de Operações Especiais da Unidade Especial da PSP e a psicóloga Carina Valente, que vieram falar do que se deve fazer numa situação de atentado.
Entrámos em contacto com alguns portugueses residentes em Bruxelas. Patrícia Morais estava numa estação de metro próxima do local da primeira explosão e conseguiu fugir para um hotel, em segurança.
Raquel Oliveira passou, momentos antes, na estação de metro onde ocorreu a primeira explosão. Raquel relatou-nos o ambiente que se vive nas ruas de Bruxelas.
À nossa conversa juntámos o Presidente do Conselho Consultivo do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo. O Prof. José Manuel Anes estuda há vários anos estes fenómenos de terrorismo.
Lisete Rodrigues é mais uma portuguesa que vive em Bruxelas e que, há dois anos quando emigrou, nunca pensou no medo que iria viver nestes dias.
Filipe Vasconcelos Romão, especialista em relações internacionais, também veio dar o seu contributo a esta conversa.