A Latoaria Maciel começou a laborar em 1798, mas só foi registada oficialmente em 1810. Conta com mais de 200 anos de história e, ao longo dos anos, fabricou candeeiros, artigos de decoração, lanternas tradicionais e modernas.

Começou por fabricar candeeiros de petróleo, de azeite ou de óleo de baleia e era especializada em lanternas de carruagens.

Forneceu os modelos de lanterna em ferro zincado que foram colocados nas ruas de Lisboa e forneceu a Coroa Portuguesa e as Sés Catedrais de Portugal.

Podem ser vistos candeeiros oriundos da Latoaria Maciel no Japão.

A Latoaria Maciel manteve-se na posse da mesma família desde há 7 gerações. Margarida Pragana Gamito é da sétima geração de proprietários e está atualmente à frente da Latoaria Maciel. A Latoaria Maciel original fechou em 2014 e reabriu um novo espaço em dezembro de 2016.

Margarida é a primeira mulher da família a estar à frente do negócio. Na Latoaria Maciel trabalham Margarida, o marido Rui, a filha Madalena e o mestre Rufino. Mestre Rufino é latoeiro há 65 anos e trabalhou com o avô e o pai de Margarida e ainda hoje trabalha na Maciel.