Causas

Pode ser o resultado de uma lesão, de uma sobrecarga no tendão, de uma má postura ou da idade (o tendão perde elasticidade com os anos). Também pode aparecer em doentes com artrite reumatóide ou diabéticos.

 

Sintomas

Dor no tendão afetado (costuma confundir-se com dor articular) e dores nas articulações próximas. Dor e rigidez que pioram com o movimento, inchaço visível na zona devido à acumulação de líquidos e à inflamação. Outro dos sintomas é aspereza, resultante do contacto entre tendões.

 

Tratamento

Deve haver repouso, imobilização com tala ou gesso e a aplicação de calor e frio, em função do quadro clínico da pessoa que sofre de tendinite. A toma de anti-inflamatórios não esteróides, como a aspirina ou o ibuprofeno, durante sete a dez dias reduz a dor e a inflamação. Em alguns casos, a administração de injeções à base de corticosteróides e os anestésicos locais revelam-se um procedimento terapêutico útil.

Nos casos extremos de dor persistente típica de doenças como a artrite reumatóide pode ser necessária a cirurgia, para extrair as zonas inflamadas

Para complementar o tratamento, são necessárias sessões de alongamento e fortalecimento do músculo e tendão.

 

Prevenção

Aconselha-se evitar os movimentos repetitivos e o uso excessivo de uma extremidade, realizar um aquecimento antes de começar a fazer desporto e manter posturas corretas durante qualquer esforço físico.

Por definição, a tendinite é uma inflamação de um tendão. Um tendão é a estrutura através da qual um músculo se insere no osso, levando assim ao movimento das articulações. O ombro é a articulação mais móvel do corpo humano. Por isso, depende muito do equilíbrio dos músculos que a fazem mover. O ombro tem quatro tendões à volta da cabeça do úmero e ao conjunto desses tendões chamamos coifa dos rotadores. Entre o músculo supra espinhoso e o osso acrómio existe uma bolsa para diminuir o atrito (bolsa sub acromial). Esta bolsa e o tendão do músculo supra espinhoso, em conjunto com a longa porção do bicípite, são as estruturas mais envolvidas em processos inflamatório.

 

Causas da tendinite

As causas de tendinite são múltiplas. Podemos dividi-las em causas intrínsecas e causas extrínsecas:

Causas intrínsecas:

– Alterações genéticas;
– Diferenças anatómicas;
– Alterações da postura;
– Presença de calcificações (tendinopatia calcificada).

Causas extrínsecas:

– Uso intensivo do computador;
– O trabalho com os braços acima do plano das omoplatas;
– A prática de exercício físico de forma inadequada ou demasiadamente intensiva;
– Transporte intensivo de pesos com os membros superiores.

Médico de Família Tendinite

Das causas aos sintomas

1. A forma mais comum é o aparecimento de dores ligeiras quando se executam determinados movimentos, como ir buscar um objeto ao banco de trás do carro, colocar o cinto de segurança ou vestir o casaco. Estas dores podem, progressivamente, ir-se agravando e começar a surgir dor noturna que impede o sono ou dificulta o adormecer;
2. Outra forma de apresentação é uma dor muito intensa sem causa aparente, que nos acorda de noite e não tolera nenhuma mobilização;
3. A terceira forma é uma conjugação das duas anteriores. Abrange pessoas que têm dores perfeitamente toleráveis em algumas atividades, não procuram tratamento e um dia têm um episódio extremamente doloroso.

 

Consultar o médico

É muito importante que, quando os sintomas se manifestarem, peça ajuda. Se o quadro o permitir, deve evitar os movimentos que dão dor enquanto aguarda por uma consulta de especialidade. Se tiver uma dor muito aguda e intensa, pode ter necessidade de recorrer a um serviço de atendimento permanente, sendo depois encaminhado para uma consulta.

 

Tendinite no ombro

– Dor num ponto específico do ombro, à sua volta ou muito próximo dele;
– Dificuldade em realizar algum tipo de movimento com o ombro;
– Fraqueza dos músculos do braço (que se manifesta pela dificuldade em levantar objetos);
– Dor tipo picada;
– Dor que irradia para o braço e omoplata.

Tendinite na mão

– Dor localizada nos tendões da mão, seja no punho, palma da mão ou dedos;
– Picadas no local da mão afetada;
– Diminuição da força, com dificuldade em pegar em objetos;
– Dor na mão ou no punho, quando se fazem determinados gestos (como rodar uma chave);
– Pode haver ligeira vermelhidão, aquecimento e inchaço local.

Tendinite no braço

– Dor tipo pontada no braço afetado;
– Dificuldade em pegar em objetos mais pesados com o braço afetado;
– Diminuição da força muscular;
– Diminuição da amplitude de movimentos com o braço;
– Pode haver vermelhidão, inchaço e aquecimento localizadamente.

Tendinite no Pé (Tendão de Aquiles)

– Rigidez em torno do Tendão de Aquiles;
– Inchaço em torno da área;
– Sintomatologia mais severa pela manhã;
– A dor tende a piorar no início e após o exercício;
– Dor abrupta, com dificuldade na marcha pode ser um sintoma de rutura do tendão (é imperativo consultar um médico com urgência).