A pneumonia é uma infecção dos pulmões que afecta os pequenos sacos de ar (alvéolos) e os tecidos circundantes.
O que é a pneumonia?
Uma pneumonia consiste numa inflamação do parênquima pulmonar, que corresponde à área do pulmão onde se dão as trocas gasosas, essenciais para a manutenção da vida. Na pneumonia, os alvéolos e os bronquíolos respiratórios, que se localizam nesse parênquima pulmonar, ficam preenchidos com um líquido resultante dessa inflamação, não sendo capazes de realizar as trocas gasosas e reduzindo a elasticidade do pulmão devido à consolidação das zonas do parênquima, o que provoca dificuldade respiratória.
Quais as causas?
A maior parte das pneumonias é adquirida através da aspiração de bactérias que existem normalmente na parte superior da nasofaringe e se tornam agressivas em determinadas condições.
Podem também surgir através de inalação de gotículas infectadas provenientes de outros doentes, como no caso das pneumonias virais.
- A poluição, o tabaco e os espaços muito densamente habitados são também fatores de risco para a pneumonia.
- Os idosos, pessoas que vivem em instituições sociais ou lares, alcoólicos ou toxicodependentes, são outros grupos de risco.
Dois tipos de pneumonia:
- Típica: os sintomas são sobretudo respiratórios, porque os agentes causadores são essencialmente respiratórios;
- Atípica: os doentes referem muitos sintomas extra-respiratórios, simulando uma doença mais generalizada.
Quais são os sintomas?
- Febre, muitas vezes elevada;
- Arrepios de frio;
- Tosse com mais ou menos expectoração de cor amarelada, esverdeada ou cor de ferrugem;
- Dificuldade respiratória ou mesmo falta de ar;
- Dor torácica;
- Dor de cabeça ou musculares.
Como se previne a pneumonia?
A vacina da gripe e a vacina pneumocócica podem ser administradas ao mesmo tempo, mas em locais distintos.
A vacina protege as pessoas das formas mais agressivas da doença devendo, por isso, ser administrada às que apresentam maior risco de saúde, como os idosos com idade superior a 65 anos, os que vivem em lares ou noutras instituições, os que têm doenças crónicas, os sujeitos a tratamentos que debilitam as suas defesas, as grávidas e os prestadores de cuidados de saúde e todos os que convivem com pessoas em maior risco.
Nota:
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pneumonia é a principal causa de mortalidade nas crianças em todo o Mundo. Por ano, morrem cerca de 1,2 milhões de crianças com menos de 5 anos de idade por pneumonia.