O que são Dor de Costas/Dores Lombares?
A dor nas costas está entre as queixas físicas mais comuns. Elas podem ser leves ou extremas, rápidas ou constantes. A dor nas costas podem originar-se na coluna vertebral, músculos, nervos ou a partir de outras estruturas na região. Ela também pode irradiar a partir de outros órgãos, como os rins ou ovários.
Quais são as principais causas?
- Quedas
- Stress
- Exercícios praticados da maneira errada ou com carga muito alta
- Má postura
- Sedentarismo
- Hérnia de disco
- Ciática
- Artrose
- Lombalgia
- Espondilite Anquilosante
- Espondilolistese
- Artrite reumatoide
- Alterações na coluna como lordose, escoliose e cifose
- Estenose espinhal
- Aneurisma na aorta
- Síndromes de dor músculo-esquelética, como fribromialgia ou polimialgia
A dor lombar pode ter muitas causas. No entanto, a maioria das pessoas (>85%) tem “dor lombar não específica”, o que significa que não existe uma doença específica ou anormalidade na coluna, causando claramente a dor. Muitas pessoas atribuem a dor nas costas num disco ou artrite degenerativa, apesar de problemas nos músculos ou ligamentos ou outras causas poderem ser igualmente responsáveis.
6 Conselhos que protegem as suas costas
- Tenha cuidado com a postura e procure manter as costas direitas, sobretudo quando estiver sentada.
- Evite pegar em pesos e, ao fazê-lo, flicta os joelhos, com o tronco direito, exercendo o esforço apenas com os braços.
- Aprenda a levantar-se e a inclinar-se, evitando movimentos súbitos.
- Dê prioridade aos desportos que aumentam a flexibilidade e tonificam os músculos, como a natação. O facto de promoverem a hidratação dos discos, ajuda a atenuar a dor provocada pela perda de fluidos.
- Faça exercícios que fortaleçam os músculos das costas e do abdómen. Existem exercícios especialmente indicados para quem sofre de lombalgia, como as flexões laterais do tronco, em pé, com as mãos apoiadas na cintura.
- Atenue a dor com um saco de água quente ou uma manta elétrica.