– Propriedades medicinais da hortelã-pimenta (Mentha piperita)
A hortelã é um analgésico, antisséptico e tranquilizante sobretudo a nível local e das mucosas do aparelho digestivo, inibe espasmos gastrointestinais e estimula a produção da bílis, relaxa os músculos do estômago facilitando a digestão.
É um conhecido vermífugo que se pode utilizar para desparasitar tanto pessoas como animais sobretudo se lhe juntarmos artemísia.

Alivia dores de cabeça, é ainda muito eficaz como descongestionante nasal e expectorante, em compressas ou quando friccionado alivia dores musculares e reumáticas.Em infusão, combate ainda bronquite, náuseas, cólicas, diarreia e aftas. É também diurética, estimula a sudação sendo útil para fazer baixar a febre, alivia picadas de insetos.

É ainda um bom repelente de traças, as folhas colocadas em camadas debaixo das coelheiras afastam não só as moscas mas também os ratos e ratazanas.

– Propriedades medicinais da Salva (Salvia officinalis)
Em forma de infusão misturada com calêndula ou macerada em vinagre de cidra, pode ser utilizada em gargarejos contra as amigdalites, faringites e úlceras da boca. Tem uma acção estrogénia, responsável pelo efeito hormonal reduzindo a produção de leite materno. Ajuda a regular a menstruação combatendo dores e espasmos. É um tónico digestivo e alivia sintomas de diarreia. Equilibra o sistema nervoso e é útil no tratamento de vários problemas da menopausa, reduzindo, por exemplo, a sudação e os afrontamentos ajudando o organismo a adaptar-se às alterações próprias desta fase.
Uma ou duas folhas frescas mastigadas depois das refeições refrescam o hálito e estimulam a produção de sucos digestivos. É ainda útil para aliviar e desinflamar o efeito das picadas de insetos, em forma de compressas feitas com uma infusão ou as folhas aplicadas diretamente.

Era uma das principais ervas utilizadas na cozinha da Idade Média, especialmente para preservar e dar sabor aos pratos de porco e aves. Pode também fritar as folhas depois de mergulhadas num polme de farinha, ovo e leite.

A salva é uma herbácea de fácil cultivo. É boa companheira das couves, protegendo-as da borboleta branca e tornando tanto as couves, como as outras hortícolas, mais suculentas e saborosas. Protege a cenoura contra a mosca e é benéfica para o alecrim. Porém, não deve cultivar-se junto ao pepino que não gosta da presença das aromáticas, especialmente da salva. As suas flores atraem vários insetos, especialmente abelhas e borboletas.

– Propriedades medicinais da lúcia-lima (Lippia citriodora)
É conhecida essencialmente pelas suas propriedades digestivas e carminativas (que atenuam o desenvolvimento de gases intestinais), é também um relaxante do sistema nervoso, combatendo enxaquecas, nervosismo, agitação e insónias, estimula o apetite e tem uma ação anti-espasmódica sobre o aparelho digestivo, aliviando cólicas gastro-intestinais e também menstruais, contribuindo ainda para aliviar a sensação de vómito, é hipotensora (ajuda a baixar a tensão arterial).

– Propriedades medicinais da erva-príncipe (Cymbopogum citratus)
Contém cerca de 70% de óleo essencial citral que também se encontra na casca do limão e da laranja e que ajuda a sintetizar a vitamina A que, para além de ser reconhecidamente sedativo, é ainda utilizado na perfumaria e na culinária. Contém também em menores quantidades, segundo o tipo de planta, geraniol, linalol, nerol e citronelal.

Analgésico, antidepressivo, antibacteriano, combate a transpiração, pé-de-atleta, repelente de insetos, em forma de compressas para aliviar dores musculares e reumáticas e também infecções da pele.
Por exemplo, no Suriname é muito utilizado na medicina popular para combater problemas de tosse, asma, dores de cabeça e febre, pois é-lhe reconhecida uma leve ação diaforética… No ocidente é mais utilizado para aliviar problemas digestivos e acalmar o sistema nervoso.