A palavra ‘grisalho’ vem do francês ‘gris’ e significa cinza.

O fenómeno é fácil de explicar: o cabelo esbranquiça porque os melanócitos (células que têm a tarefa de produzir a melanina – pigmento que dá a cor do cabelo e da pele), param de funcionar gradualmente.

A partir dos 30 anos, em média, os cabelos brancos começam a aparecer nas mulheres e, mais tarde, nos homens, de uma maneira geral. O principal fator que determina se o cabelo de alguém será mais ou menos grisalho, antes ou depois dos outros, é o hereditário.

“Eventualmente, todos ficarão. Se vai ser precoce ou mais tardio, depende da herança genética da família.”

Mas os melanócitos também são muito suscetíveis à interferência do sistema nervoso. Assim, o stress ou algum tipo de trauma também podem causar o esbranquiçamento.

Já se perguntou por que razão o cabelo fica grisalho com o passar do tempo ou o motivo pelo qual os fios dourados de uma criança, muitas vezes, desaparecem antes de completar 10 anos? O professor de Dermatologia do Hospital Epworth e da Universidade de Melbourne Rodney Sinclair, explica a ciência da cor do cabelo.

O que determina a cor do cabelo?
A cor do cabelo é feita a partir de células conhecidas como melanócitos, que produzem pigmentos incorporados às fibras em crescimento e geram uma enorme gama de tons naturais. A cor do cabelo depende da presença de dois grupos de melanina: os eumelaninas (marrom e preto) e os feomelaninas (vermelho e amarelo).

A cor do cabelo pode variar de acordo com o local do corpo. Os cílios, por exemplo, são mais escuros, pois contêm altos níveis de eumelaninas. Outros aspectos que podem influenciar na diferenciação de tons são os hormônios. É o caso do estimulante dos melanócitos que por possuírem altos níveis de estrogênio e progesterona, gerados durante a gravidez, podem escurecer o cabelo claro.

O uso de medicamentos também pode determinar uma mudança. Os que previnem a malária costumam clarear o cabelo, já os que combatem a epilepsia podem escurecê-lo.

Como evitar que o cabelo mude de cor?
De acordo com cientistas, para impedir que o cabelo fique grisalho, é necessário prolongar a vida dos melanócitos, protegendo-os de lesões, bem como expandir o reservatório de células, na parte superior do folículo piloso para que eles continuem a substituir as células de pigmentos perdidos.

Em que período a cor grisalha aparece?
Segundo o especialista, os primeiros tons de cinza, aparecem por volta dos 30 anos, geralmente nas têmporas, e mais tarde, em todo o couro cabeludo.

De acordo com pesquisadores, o cabelo ganha essa coloração cinzenta mais intensa, aproximadamente, aos 50. Algumas estatísticas mostram que 74% das pessoas com idade entre 45 e 65 têm cabelos grisalhos. Normalmente, os homens apresentam mais cabelos brancos do que as mulheres.

O que faz com que os cabelos fiquem grisalhos?
Os fatores genéticos são importantes para determinar o aparecimento dos tons acinzentados. Outras questões que levantam algumas hipóteses seriam o estilo de vida da pessoa, no entanto, não há comprovação de uma ligação entre o grisalho e o stress, dieta ou hábitos adotados.

O cabelo demora quanto tempo a crescer?
O crescimento do cabelo humano é cíclico. Durante a fase anágena, pode durar entre 3 a 5 anos e cresce, continuamente, a uma taxa de 1 centímetro por mês. No período final, o folículo para o crescimento do cabelo, permanece desligado durante três meses. Após esse tempo de repouso, ele cai e o folículo continua vazio até que a fase anágena do ciclo é reiniciada.