Dia 13 de abril celebra-se o Dia Internacional do Beijo, uma data que visa comemorar o ato do beijo e mostrar os benefícios da sua prática. O beijo é comum em várias sociedades, seja como forma de cumprimentar ou saudar alguém ou como mostra de amor e carinho por outra pessoa. É um ato que exercita dezenas de músculos, queima também algumas calorias e permite lidar melhor com o stress. Portanto, aconselha-se que se beije muito.
Segundo a sexóloga Manuela Costa, “Beijar bem é algo que se aprende com a prática, ninguém nasce ensinado. Contudo, considero que as pessoas sensuais beijam melhor.”
Apesar de considerar que o beijo pode ser uma fonte de sensualidade frisa que “antigamente as prostitutas não se deixavam beijar porque consideravam o beijo um ato mais íntimo e significativo que o sexo porque implicava sentimento.”
Benefícios do Beijo
Beijar faz bem à saúde, tanto a nível emocional como físico:
– Beijar emagrece – queimamos calorias enquanto beijamos. Ao beijar está a queimar, em média, 12 calorias.
– Beijar alivia o stress – o ato é um ótimo aliado da tranquilidade e do relaxamento.
– Beijar promove o bem estar – quando beijamos o batimento cardíaco aumenta e consequentemente a oxigenação das células é maior, melhorando as funções circulatórias do organismo.
Contudo, Manuela Costa considera muito importante falar da mononucleose infeciosa, também conhecida como doença do beijo. Trata-se de uma doença contagiosa, causada por um vírus da família do herpes chamado vírus Epstein-Barr (EBV), transmitido através da saliva.
“A mononucleose é mais comum em adolescentes e adultos jovens e caracteriza-se pelos sintomas de febre, dor de garganta e aumento dos linfonodos.”