~
O aumento mamário ou a Plastia Mamária de Aumento, como cientificamente é conhecido, é um procedimento a que as mulheres recorrem há mais de 5 décadas.
As motivações são as mais variadas, desde mulheres em quem a mama não desenvolveu o suficiente, em que o tamanho diminuiu após gravidez e amamentação, após grandes alterações de peso, ou simplesmente por envelhecimento da glândula mamária. Seja qual for o caso, o aumento mamário não contribui apenas para a melhoria do aspeto físico, mas também para a melhoria da autoestima que, a maior parte das vezes, é a suprema razão para que a mulher se submeta a tal intervenção cirúrgica.
Através de uma pequena incisão é introduzido um implante flexível que impulsionará a glândula mamária, aumentando o seu volume. O implante é completamente impercetível e localizar-se-á atrás do músculo peitoral ou da glândula e, desta forma, a mulher continuará a estar apta a amamentar e a prevenir o cancro da mama.
O volume dos implantes, preenchidos com gel de silicone coesivo e sendo o seu uso comprovadamente seguro, varia muito de paciente para paciente, pois depende das características e desejos individuais. Este procedimento pode ser realizado isoladamente ou em conjunto com o lifting da mama.
Cirurgia deve ser realizada com Anestesia Geral ou Local?
Pode ser realizada das duas maneiras. Com geral é mais frequente, sendo usada sempre que as próteses sejam colocadas por baixo do músculo. A anestesia local sempre com sedação é uma boa alternativa para os casos mais simples, permitindo um retorno para casa mais cedo.
Qual a melhor via de colocação da prótese?
Todas têm vantagens e desvantagens:
Periareolar – melhor cicatriz, mas pode alterar a sensibilidade do mamilo
Inframamária – mais anatómico, sem criação de cicatriz dentro da mama, uma vez que se levanta a glândula para colocar a prótese em vez de se atravessar a mesma
Axilar – sem cicatriz na mama, mas é a única via em que se vê a cicatriz com a mulher vestida – ex. bikini, top
Qual a forma ideal da prótese – redonda ou em gota?
Os dois tipos de prótese são usados com ótimos resultados, dependendo do tipo de corpo da mulher, sendo o objetivo principal a naturalidade.
Indicações:
Prótese em Gota – mulheres magras ou que desejam um aumento significativo, mulheres que desejam o resultado mais natural possível
Prótese redonda – mulheres com suficiente gordura e/ou mama para esconder a prótese
Deve ser colocada por baixo ou por cima do músculo? Quais as vantagens e desvantagens?
Esta decisão deve ser tomada de acordo com o aumento que a mulher deseja e com a espessura dos tecidos (pele e gordura). Quanto mais protegida estiver a prótese, mais natural fica o resultado. Como tal, a maior parte das vezes é usada a via submuscular.
Desvantagem da colocação por cima do músculo
Falta de naturalidade, aspecto de “BOLA”
Desvantagem da colocação sub muscular – Dual Plane
Pós-operatório mais difícil, mas na nossa opinião, é preferível demorar mais um dia a recuperar e ter um resultado natural.
É a técnica mais frequente em todo o mundo – Dual Plane
A marca da prótese é importante?
Claro que sim, a qualidade das próteses reflete-se no resultado final e a longo prazo. É fundamental discutir este assunto com o cirurgião.
Que exames pré-operatórios tem de se fazer?
Análises ao sangue
Rx Toráx
Electocardiograma
Ecografia mamária
Quando retomar a atividade profissional?
Normalmente pode se voltar a trabalhar ao fim de 4-7 dias, no entanto varia muito de acordo com a sensibilidade de cada pessoa e o tipo de cirurgia efetuada
Devo fazer algum tipo de recuperação pós operatória?
O trabalho das técnicas consiste na drenagem linfática manual, mobilização dos braços e das cicatrizes, sendo muito importante para recuperar mais rápido e melhor da cirurgia. Permite retomar a sua atividade profissional rapidamente.
Que precauções especiais se deve tomar no pós-operatório?
Deve usar um soutien específico durante 3 a 4 semanas dia e noite, limitar nos dois 1os dias os movimentos dos braços.
Não ir à praia nos primeiros 15 dias
Há algum tratamento especial para as cicatrizes?
Sem dúvida, para boas cicatrizes, deve usar um creme especial e placas de silicone
Temos uma técnica exclusiva de tratamento com Laser de erbium para que fiquem bem disfarçadas
As próteses duram para sempre?
O objeto em si, até pode durar, mas normalmente ao fim de 10 a 15 anos, são submetidas a uma nova intervenção, devido ao envelhecimento do resultado final.
Os motivos mais frequentes costumam ser:
– Um endurecimento da prótese (contractura capsular) o que pode provocar, alteração do seu contorno, e eventualmente algum desconforto.
– Queda da mama, com alteração da harmonia da mama
Como posso saber se o Cirurgião está devidamente autorizado pela Ordem dos Médicos para realizar Cirurgia Plástica?
Para evitar os infelizmente conhecidos casos graves de complicações cirúrgicas, certifique-se que o seu Cirurgião é de facto Cirurgião Plástico.
Apenas quem cumpre os requisitos obrigatórios pela Ordem dos Médicos, pode realizar com segurança Cirurgia Plástica. Durante a formação é fundamental a experiência em Reconstrução Mamária, comum apenas aos “verdadeiros” Cirurgiões Plásticos