Paulo Catarino tem 43 anos e é jogador de futebol em final de carreira.
O futebol foi a sua vida. O futebol, mas sobretudo a mãe, Etelvina dos Santos, nascida a 15 de Abril de 1924, e que aos 91 anos, sofre de Alzheimer e vive em casa do Paulo há três.
Paulo sempre foi o menino dos “olhos” da mãe”, teve uma infância muito feliz em Setúbal, apesar das dificuldades de uma família humilde. Diz que a sua infância foi muito feliz, que tudo o que a mãe lhe transmitiu lhe permitiu ser o homem que é.
“Ela era uma força da Natureza! Sem saber ler nem escrever, tratava de tudo… sempre de um lado para o outro! Mas nunca se esquecia de transmitir amor e afeto aos filhos! O meu pai morreu cedo e ela nunca mais viveu com outro homem, viveu para nós, dizer que sou grato é muito pouco. Até aos 80 e muitos sempre esteve ativa, a trabalhar em casa, a fazer coisas, lembro-me de ser jovem e vê-la a construir uma casa em tijolo, sozinha!”, explica Paulo.
Desde que o Alzheimer se agravou, Etelvina vive com Paulo e a família, o filho faz questão de manter um espírito positivo, apesar de haver dias difíceis.
Prova disso, são os posts que coloca no seu Facebook:
“Quero que o mundo saiba que existe uma mulher chamada ETELVINA DOS SANTOS nascida a 15 de abril de 1924 e que apesar das muitas dificuldades que passou na vida soube educar e criar os filhos com muito amor e total dedicação.
Sem estudos deu-me ao longo da minha vida auênticas lições de humanismo, de caráter, de humildade, de amizade e de respeito pelos outros, sem posses ofereceu-me valores e princípios que dinheiro nenhum no mundo pode comprar como a honestidade a sinceridade ou a gratidão.
Deus deu-me a honra e o privilégio de a ter na minha vida e de poder usufruir desde o dia que nasci de um amor inesgotável, incalculável e absolutamente inspirador, amor esse que passados 43 anos ela continua a jorrar todos os dias sempre que me olha que me ouve ou que me toca.”
“O espírito carnavalesco já atacou a minha velhota…ai está ela quase prontinha para desfilar a sua nova peruca.”
VER VÍDEO
“Tou a treinar a minha mãe para ir a um programa de televisão imitar uma ovelha……ainda precisa de treino mas com esforço chega lá.Fica uma pequena amostra.”
VER VÍDEO
“Aviso importante: Cuidado com um cão muito perigoso que anda á solta em Setubal,atacou ferozmente a minha mãezinha querida,foi visto pela ultima vez perto do viso e vestia uma gabardine amarela e um chapeu amarelo,se o encontrar….fuja porque é muito perigoso.”
“Desejamos a todos os nossos familiares,amigos reais e virtuais um santo natal com muita saúde e amor junto daqueles que mais amam.”
“Como gosto de ver a minha mãe sempre na moda resolvi fazer umas alteraçoes ao seu habitual visual,agora desfila na sua cadeira de rodas com roupa colorida, oculos a condizer e fez uma operaçao para colocar mamas de silicone que lhe dão um ar super sexy…….hoje mais de 7 velhotes daqui das redondezas pediram-me autorizaçao para namorar com ela e eu recusei.
I love my MAMY!!!”
Esta história é a prova de como bem tratar os idosos, com respeito, amor e gratidão. Infinitos…