Que sugestões a Serenella Andrade nos traz esta semana?

1. Semana da Chanfana 2016 | até dia 24 de janeiro 

Apesar de ter a designação de semana, a XIII edição deste evento, prolonga-se, este ano, por 13 dias. A organização pertence à “Confraria da Chanfana” de Vila Nova de Poiares, que assinala década e meia de existência.

O evento tem o objetivo de fazer “o levantamento, defesa e divulgação do património gastronómico da região das Beiras em geral, e em especial da chanfana”.

O QUE É A CHANFANA?

A chanfana é um prato regional da Beira Litoral e é um dos pratos tradicionais mais famosos, cozinhada nos caçoilos de barro.

Agora Vamos 00

2. Mamma Mia: O Musical | 12 a 24 de janeiro

Local: Campo Pequeno
Horas: 3ª a domingo às 21h e sábados e domingos também às 16h
Preços: entre 20 e 45€

Mais de 60 milhões de pessoas já se apaixonaram pelos personagens, história e música de Mamma Mia!

Escrita por Catherine Johnson, Mamma Mia! é uma divertida história sobre o valor do amor e da amizade. Tem por cenário uma paradisíaca ilha grega e por banda sonora as inesquecíveis canções dos ABBA.

Agora Vamos 01

3. “Redondo ‘Há’ Mesa” | 1 de janeiro a 31 de março

Local: Redondo (Alentejo Central)

Durante o 1º trimestre de 2016 e aos fins-de-semana, acontece “Redondo Há Mesa” em que os restaurantes aderentes ao evento oferecem a possibilidade de degustar alguns dos pratos mais típicos do Alentejo na sua especial vocação à dieta mediterrânica.

A par desta gastronomia tão rica, só ficará a faltar a escolha de um bom vinho de Redondo, de entre as 10 Adegas do concelho, que poderá ser complementada com as sobremesas mais elementares desta época.

Agora Vamos 02

4. “Onde Está o Tesouro Português?” – Visitas Inesperadas | 16 de janeiro

Local: Portugal dos Pequenitos, Coimbra
Horas: 11h e 15h
Preço: incluído no bilhete de entrada

Uma visita ao “Portugal dos Pequenitos” é sempre uma boa sugestão mas este fim-de-semana, dia 16 de janeiro, há uma atividade especial.

“Visitas Inesperadas – Onde Está o Tesouro Português?” é uma atividade de caça ao tesouro que decorre no dia 16 de Janeiro no Portugal dos Pequenitos. O mote é dado aos mais pequenos da seguinte forma “Era uma vez um rei, um conquistador, um marinheiro e um poeta.” A partir daqui é feito o convite aos mais pequenos para seguir as pisadas destes portugueses destemidos e, de pista em pista, através da “Caça ao Tesouro”, aprender-se-á muito sobre a história de Portugal.

 

5. Festas das Papas | 16 e 17 de janeiro

Local: Póvoa da Atalaia, Fundão

Realiza-se este fim-de-semana, dias 16 e 17, a festa em honra de São Sebastião, mais conhecida como a Festa das Papas, na Póvoa da Atalaia, no concelho do Fundão. Reza a lenda que, em tempos remotos, a região foi vítima de uma praga de gafanhotos. A população da Póvoa da Atalaia, devota de São Sebastião, tratou de fazer uma promessa ao padroeiro para que poupasse a aldeia e protegesse as colheitas, constituídas maioritariamente por cereais. Em troca, iriam oferecer papas de carolo e coscoréis, feitos com o que resultasse das colheitas salvas.

A festa terá também  animação popular (atuação de grupos de bombos e ranchos folclóricos), momentos gastronómicos (confecção de papas e filhoses e demonstração de iguarias da terra) e religiosos (celebração da Missa). 

 Agora Vamos 03