Que sugestões a Serenella Andrade nos traz esta semana?
1. Semana da Chanfana 2016 | até dia 24 de janeiro
Apesar de ter a designação de semana, a XIII edição deste evento, prolonga-se, este ano, por 13 dias. A organização pertence à “Confraria da Chanfana” de Vila Nova de Poiares, que assinala década e meia de existência.
O evento tem o objetivo de fazer “o levantamento, defesa e divulgação do património gastronómico da região das Beiras em geral, e em especial da chanfana”.
O QUE É A CHANFANA?
A chanfana é um prato regional da Beira Litoral e é um dos pratos tradicionais mais famosos, cozinhada nos caçoilos de barro.
2. Mamma Mia: O Musical | 12 a 24 de janeiro
Local: Campo Pequeno
Horas: 3ª a domingo às 21h e sábados e domingos também às 16h
Preços: entre 20 e 45€
Mais de 60 milhões de pessoas já se apaixonaram pelos personagens, história e música de Mamma Mia!
Escrita por Catherine Johnson, Mamma Mia! é uma divertida história sobre o valor do amor e da amizade. Tem por cenário uma paradisíaca ilha grega e por banda sonora as inesquecíveis canções dos ABBA.
3. “Redondo ‘Há’ Mesa” | 1 de janeiro a 31 de março
Local: Redondo (Alentejo Central)
Durante o 1º trimestre de 2016 e aos fins-de-semana, acontece “Redondo Há Mesa” em que os restaurantes aderentes ao evento oferecem a possibilidade de degustar alguns dos pratos mais típicos do Alentejo na sua especial vocação à dieta mediterrânica.
A par desta gastronomia tão rica, só ficará a faltar a escolha de um bom vinho de Redondo, de entre as 10 Adegas do concelho, que poderá ser complementada com as sobremesas mais elementares desta época.
4. “Onde Está o Tesouro Português?” – Visitas Inesperadas | 16 de janeiro
Local: Portugal dos Pequenitos, Coimbra
Horas: 11h e 15h
Preço: incluído no bilhete de entrada
Uma visita ao “Portugal dos Pequenitos” é sempre uma boa sugestão mas este fim-de-semana, dia 16 de janeiro, há uma atividade especial.
“Visitas Inesperadas – Onde Está o Tesouro Português?” é uma atividade de caça ao tesouro que decorre no dia 16 de Janeiro no Portugal dos Pequenitos. O mote é dado aos mais pequenos da seguinte forma “Era uma vez um rei, um conquistador, um marinheiro e um poeta.” A partir daqui é feito o convite aos mais pequenos para seguir as pisadas destes portugueses destemidos e, de pista em pista, através da “Caça ao Tesouro”, aprender-se-á muito sobre a história de Portugal.
5. Festas das Papas | 16 e 17 de janeiro
Local: Póvoa da Atalaia, Fundão
Realiza-se este fim-de-semana, dias 16 e 17, a festa em honra de São Sebastião, mais conhecida como a Festa das Papas, na Póvoa da Atalaia, no concelho do Fundão. Reza a lenda que, em tempos remotos, a região foi vítima de uma praga de gafanhotos. A população da Póvoa da Atalaia, devota de São Sebastião, tratou de fazer uma promessa ao padroeiro para que poupasse a aldeia e protegesse as colheitas, constituídas maioritariamente por cereais. Em troca, iriam oferecer papas de carolo e coscoréis, feitos com o que resultasse das colheitas salvas.
A festa terá também animação popular (atuação de grupos de bombos e ranchos folclóricos), momentos gastronómicos (confecção de papas e filhoses e demonstração de iguarias da terra) e religiosos (celebração da Missa).