O Prof. Dr. Leonel Luís, médico da Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital de Cascais e da Unidade de Otoneurologia do Hospital de Santa Maria, veio ao Agora Nós falar dos cuidados a ter com os ouvidos.
Devemos usar ou não usar cotonetes?
O ouvido é uma área sensível e delicada que se deve ter um cuidado especial, evitando a utilização de cotonetes. Esse tipo de objetos só servem para empurrar a cera para o fundo do ouvido.
Qual a importância da cera nos ouvidos?
A cera dos ouvidos é saudável em quantidades normais e serve como um agente de auto-limpeza, protegendo, lubrificando e contendo propriedades antibacterianas. Por outro lado, a ausência de cera pode provocar comichão e orelhas secas.
Em circunstâncias ideais, os canais interiores da orelha nunca devem ser limpos. Claro que se existir um grande acumular de cera, de sujidade nos ouvidos convém consultar de imediato um médico. Os sintomas podem ser dores de ouvidos, zumbidos ou ruídos, perda auditiva parcial ou comichão.
Como podemos limpar, de forma segura, a cera dos ouvidos?
Os ouvidos podem ser lavados com uma toalha ou um pano mas apenas à superfície. Não se deve introduzir nada dentro do canal auditivo. Para a remoção e diluição da cera, existem produtos próprios nas farmácias como, por exemplo, óleo de bebé, glicerina, ou gotas próprias para os ouvidos.
A cera que se acumula nos nossos ouvidos, normalmente, seca e de seguida cai para fora da orelha. Em algumas situações, a remoção da cera tem de ser manual, feita pelo médico com aparelhos próprios: instrumentos de sucção, um microscópio para ampliar o canal auditivo.
O que fazer se tivermos acumulação excessiva de cera?
Para pessoas com problemas relacionados com a acumulação excessiva de cera nos ouvidos, ou que tenham próteses auditivas, é aconselhável serem vistas por um médico a cada 6 a 12 meses, para um check-up e limpeza preventiva de rotina.