O “Jardim da Celeste” foi uma série educativa que ensinava e divertia crianças em idade pré-escolar. Transmitido na RTP, entre 1997 e 2000, o programa era apresentado por Ana Brito e Cunha e teve duas temporadas com 90 episódios cada.
O “Jardim da Celeste” passou nos dois canais públicos, primeiro na RTP 1 e depois na RTP 2, repetindo nos dois canais durante alguns anos. Com textos coordenados por Isabel Medina, o programa tentava sempre ter uma forte componente pedagógica com o apoio de Maria Emília Santos, Ana Branco e Noélia Macedo.
Esses textos eram interpretados pelos bonecos que tinham a voz de atores como Heitor Lourenço, Jorge Sequeira, Rui Paulo, Carla de Sá ou Paulo Oom, dirigidos por António Feio.
Bonecos animados, marionetas, gente de “carne e osso” e desenhos animados faziam então parte do “Jardim da Celeste. A educadora Celeste e o cão Sócrates deslocavam-se a várias localidades para ajudarem os meninos Gaspar, Beatriz, Olívia, Xavier, Ernesto e Carolina a viverem experiências diferentes, a aprenderem coisas novas, a cantarem canções, a desamuar, a partilhar e até a usar o credifone…
Com autoria de Mário Botequilha, Catarina Menezes e Cécile Rodrigues, a realização do “Jardim da Celeste” estava ao cargo de José Poiares.