Chega o tempo delas e ninguém lhes resiste. A cereja do Fundão é na categoria dos frutos considerada um ex libris nacional. Carnuda e doce não falta quem a procure.
O Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, esteve em Lisboa na semana passada para lançar a Campanha da Cereja 2015 que conta com novos produtos, iniciativas realizadas no Fundão e em Lisboa e parcerias e eventos além fronteiras que irão ter lugar ao longo do ano. Porque o que é nacional é mesmo bom!
Para esta campanha prevê-se uma produção de 6 mil toneladas de Cereja, com um encaixe de 20 milhões de euros na economia local, o que corresponde a mais de 50% da produção nacional de cereja.
Mas porque é que as cerejas são tão boas?
“Aqui as condições para as cerejas são excecionais. Os solos têm características específicas e as condições proporcionadas pela altitude, pela exposição solar e pelo clima são ímpares. De uma maneira geral, esta cereja possui uma consistência firme, é carnuda e doce e faz com que já seja um ex libris nacional.”
Por ser uma das marcas fortes da fruta nacional, a vereadora explica que “temos cerca de 40 produtos com cerejas mas os mais vendidos são os pasteis de cereja e os recentes bombons de cereja mas são inúmeras as parcerias e os produtos novos que temos este ano.”
Neste sentido, a cereja do Fundão além da cereja em fruto, dos Pastéis de Cereja do Fundão, dos Bombons de Cereja do Fundão, dos licores e dos doces, conta com novos produtos, nomeadamente Gelado de Cereja do Fundão e Bombom de Gelado de Cereja do Fundão (Santini), o Iogurte Grego à moda antiga de Cereja do Fundão (Yonest), os Lingotes de Cereja do Fundão (FrutaFormas), Bola de Berlim de Cereja do Fundão (Sacolinha), o Chá Preto Aromatizado com Cereja do Fundão (Lisbon Tea CO), o Sabonete Artesanal de Cereja do Fundão (Quinta da Porta), sendo que o “Melhor Bolo de Chocolate do Mundo” também irá associar-se à cereja mais conhecida do país.