O Projeto (e Concurso) Ambiental – Geração Depositrão, da ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos – é dirigido a crianças e jovens (a partir dos 6) e está incluída no programa Eco-Escolas.

A 7ª edição do projeto e concurso visa a recolha de velhos equipamentos elétricos e eletrónicos como computadores, baterias, frigoríficos, batedeiras, e também os mais pequenos, como pilhas, mp3 ou mesmo um telemóvel.

Na última edição a ERP Portugal reuniu mais de 300 toneladas, o que representa um crescimento de 36% relativamente à edição anterior. Este ano o objetivo é continuar em crescimento.

A 7ª Edição da Geração Depositrão da ERP Portugal começou este ano letivo e conta com a participação de cerca de 600 escolas de todo o país, o que corresponde a mais de 320.000 alunos e 30.000 professores. Mais uma vez, esta iniciativa apela à recolha e ao correto tratamento de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores), envolvendo as escolas e a comunidade local nesta missão.

Com esta iniciativa, que integra o Programa Eco-Escolas, da ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), a ERP Portugal pretende introduzir o tema da gestão destes resíduos junto dos mais novos, tendo as escolas como agentes importantes na divulgação e introdução de boas práticas.

No final do ano letivo as escolas serão reconhecidas de acordo com o peso total de resíduos recolhidos, segundo dois critérios: peso absoluto e peso por aluno.