A nova nota da série Europa entrou esta terça-feira em circulação. Sofre uma renovação estética e chega aos bolsos dos europeus com novas funções de segurança para evitar a falsificação.
Apesar de em Portugal as notas mais usadas e também mais falsificadas serem de 10 e 20 euros, a nota de 50 euros é das mais utilizadas pelos 338 milhões de europeus da Zona Euro. Assim sendo, a nota de 50 euros é a mais falsificada na Zona Euro. Da totalidade das notas em euros em circulação, mais de 8 mil milhões, cerca de 45%, são de 50 euros, segundo o Banco Central Europeu (BCE).
O agente da GNR, Capitão Ricardo Silva, disse à redação do AGORA NÓS que com a entrada de uma nova nota em circulação aumentam os casos de burla, sobretudo junto da população mais idosa. O agente da autoridade aconselha a que se “desconfie na medida do saudável”, ou seja, estarmos alerta para negócios suspeitos que envolvam a nova nota de 50 euros.
Uma das situações mais comuns é larápios tentarem junto das pessoas convencê-las de que a nota antiga vai sair de circulação e que as mesmas têm de ser entregues ao banco. Tentam, persuadem recolher as notas antigas com a promessa, o conto do vigário, de regressarem no dia seguinte com novas notas de substituição. Muitas vezes, estes criminosos, fazem-se passar por funcionários de instituições bancárias ou até mesmo do Banco de Portugal.
O nosso convidado declara que a GNR tem vindo, desde que tomou conhecimento da entrada da nova nota, a alertar a população potencialmente mais frágil para o perigo de burlas. A nota antiga de 50 euros vai continuar em circulação, ou seja, não tem de ser devolvida aos bancos. E sublinha que em caso de dúvidas ou burla se contate a GNR mais próxima.
Depois de as notas de 5, 10 e 20 euros terem tido direito a uma segunda série, para as tornarem mais seguras e difíceis de falsificar, chega então agora a vez da nota de 50 euros. Nos próximos tempos, daqui a 1 ou 2 anos, será a vez das notas de 100 e 200. A de 500 euros não será abrangida por esta medida porque deixou de ser produzida pelo BCE, em 2016. A ideia é acabar com esta nota muito usada nas lavagens de dinheiro.
Nova nota de 50 €uros
Mais segura e fácil de verificar a autenticidade, a nova nota da série Europa mantém o tom alaranjado. Algumas destas características saltam à vista e podem ser verificadas através do método “tocar, observar, inclinar”.
Uma das novidades é a barra vertical visível a olho nu. Observando em contraluz, a janela na parte superior da banda holográfica torna-se transparente e revela um retrato da figura mitológica grega Europa, que é visível na frente e no verso da nota. Quando se inclina a nova nota de 50 euros, a janela revela linhas multicolores em redor dos algarismos.
No verso da nota de estilo renascentista são visíveis vários algarismos representativos do valor da nota multicolores.
A impressão em relevo é outra das características que facilitam a identificação da moeda em papel, especialmente por cegos e amblíopes. Nas margens esquerda e direita da frente da nota figuram pequenas linhas impressas em relevo. A tinta é mais espessa no motivo principal, nas inscrições e nos algarismos de grande dimensão representativos do valor da nota.
No canto inferior esquerdo, os algarismos surgem a cor esmeralda. Ao inclinar a nota, o número aparece com um efeito luminoso, passando de verde-esmeralda a azul-escuro. Um pouco mais acima há mais uma função para tentar evitar a falsificação: uma marca de água onde se podem ver o retrato de Europa, os algarismos representativos do valor da nota e o motivo principal.
A nova nota de 50 euros também tem um filete de segurança. Apresenta uma linha escura, onde se pode ver, em caracteres brancos minúsculos, os algarismos representativos do valor da nota.
Também tem uma série de elementos adicionais, como a micro-impressão de caracteres minúsculos que podem ser lidos com a ajuda de uma lupa, a verificação com uma lâmpada de luz ultravioleta e com uma lâmpada de luz ultravioleta especial, e a verificação com dispositivo de infravermelhos.