Outono e inverno são estações temidas por quem normalmente já tem a pele seca. Isto acontece porque como o ambiente fica mais frio e seco, a pele perde água e fica desidratada, ressecada e com descamação fina.

Uma boa esfoliação caseira também é recomendável, pois ajuda a manter a saúde e a beleza da pele no inverno.

12511229_10205517165278296_1510405654_o

Pele ressecada e/ou descamativa
• não tome banhos muito quentes, eles retiram a oleosidade natural da pele.
• evite se ensaboar demais e não use bucha, isso retira a hidratação natural da pele. Prefira sabonetes suaves, “hidratantes”.
• se tomar 2 banhos por dia, ensaboe o corpo todo em apenas 1 deles. No outro, só ensaboe as áreas de dobra de pele (axilas, regiões inguinais e nádegas).
• logo após o banho, com a pele ainda húmida, use um hidratante nas áreas ressecadas. Procure um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele.
• beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.
• evite usar hidratantes nas áreas de pele oleosa, raramente são necessários. Mesmo se logo após o banho, a pele parecer ressecada, em pouco tempo a oleosidade natural voltará.
• evite lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade.
• evite alimentos gordurosos.
• só use filtros solares ou cosméticos com o rótulo oil free (livre de óleo).
• se a pele descama ou fica avermelhada na região central da face, procure um dermatologista, pode estar com dermatite seborreica.

Proteção solar
O sol do outono e do inverno é uma delícia, mas não se deixe enganar, ele não é inofensivo. Nesta época, apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA, principal causadora do envelhecimento cutâneo, continua forte. Portanto, apesar de não se “queimar”, o sol danifica a sua pele e por isso deve protegê-la com filtros solares de FPS 15 ou maior sempre que ficar exposto ao sol.

Como manter o cabelo e as unhas na estação mais fria do ano?
Para o couro cabeludo também devemos evitar a água muito quente e banhos longos, que agridem o couro cabeludo e retiram a oleosidade natural. Em alguns casos, o organismo entende que é preciso repor essa ausência de oleosidade, deixando os cabelos com aquele aspeto engordurado.
Utilizar champô e condicionador de boa qualidade, evitando produtos oleosos na área do couro cabeludo são as melhores opções para manter os fios saudáveis no inverno. Não é recomendado dormir com os cabelos molhados.
Já para as unhas a mudança climática pode gerar descamação e até a quebra. O contacto com a água (quente ou fria), o manuseio de produtos de limpeza e o uso da acetona pioram o quadro. A solução é investir em hidratantes ou ceras para cutículas. E não se esqueça das luvas na hora de lavar a louça.

Atenção especial com os lábios
Os lábios são extremamente sensíveis ao frio, porque a sua pele é muito fina e carece de glândulas sebáceas e sudoríparas. Para mantê-los hidratados, leve sempre no bolso um baton de hidratação. E tome bem nota dos conselhos que se seguem:
– Num ambiente frio e com vento, corre o risco de “cortar” os lábios. Poderá evitá-lo utilizando um protetor gordo. O baton habitual não basta.
– Se o dano já foi feito, aplique um produto hidratante natural, como azeite, manteiga de karité ou mel. Faça-o cada vez que sentir os lábios doridos ou secos.
– No inverno, escolha um baton com agentes suavizantes e hidratantes. Manterá a sua boca suave e a cor durará muito mais.
– Se tem tendência para lábios secos, não os humedeça com a língua: quando a saliva se evapora, reduz parte da humidade natural do lábio.