O Reiki é uma terapia complementar, no âmbito das Terapias e Medicinas de Campo Bio Energético, que está inserido no conceito da NCCAM – National Center for Complementary and Alternative Medicine, Agência dos EUA, dedicada à explicação rigorosa sob o prisma da ciência, das Medicinas Complementares e Alternativas.
Esta terapia é realizada através de um toque suave ou a uma curta distância do corpo do paciente, seguindo um rigoroso código de ética, sendo transmitida a “Energia Universal” (Reiki) para as zonas mais necessitadas da pessoa. Esta é uma terapia complementar, ou seja, trabalha em conjunto com todas as Medicinas e outras terapias, nunca invalidando ou substituindo qualquer uma delas.
Não é por acaso que tem vindo a ser integrado em vários hospitais no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, como uma terapêutica complementar. Em Portugal, foi realizado um estudo de dois anos, no Hospital São João do Porto, a utentes oncológicos, pela Enfermeira e mestre de Reiki Zilda Alarcão.
Como funciona o Reiki?
O Reiki por si não cura. O efeito do Reiki é o de aumentar a capacidade autocurativa do paciente.
Tal pode ocorrer nas seguintes formas:
– Produzindo um profundo estado de relaxação que pode aliviar o stress que sofre, como consequência da sua enfermidade
– Aumentar as defesas do corpo de modo a que ajude a superar, por exemplo, uma infecção, estimulando o seu sistema imunológico.
– Aliviar estados de depressão e cansaço
– Potencia o efeito benéfico dos fármacos quando um paciente não está a responder ao tratamento
– Aumentar a sua capacidade de recuperação depois de uma intervenção