1. XXV Feira do Fumeiro Montalegre | até dia 24 de janeiro
Local: Pavilhão Multiusos (Montalegre)
Horário: Quinta- feira das 16h00 às 20h00; sexta das 10h às 20h; sábado das 10h às 21h e domingo das 10h às 20h
Esta feira, dedicada somente aos produtos da terra, é considerada uma das maiores feiras gastronómicas do nosso país. Para além do fumeiro, outros produtos da terra do Barroso estarão expostos, como a batata, as couves, o mel, os licores, o pão e as compotas.
“Quisemos preparar um ‘espaço da alimentação’ onde sobretudo os jovens possam ter um cantinho para apresentar coisas diferentes. Estarão presentes também três chefes de culinária nacional que irão trabalhar o fumeiro dando-lhe um toque gourmet”, explica a organização da festa.
Na celebração das bodas de prata da “Feira do Fumeiro” de Montalegre irá recuperar a seleção da melhor alheira e da melhor chouriça. A passada edição da feira contou com cerca de 100 mil visitantes. Este ano espera-se um número equivalente.
2. Porto Antistress | 24 de janeiro
Local: Parque Oriental (Porto)
Horário: 10h
O objetivo é que, pelo menos de 15 em 15 dias, ao domingo, os portuenses prescindam de algumas horas de sono para desfrutarem de uma manhã diferente que lhes permita quebrar a rotina da semana de trabalho de forma saudável. A segunda edição de 2015 do “Porto Antistress” é já no dia 24 de Janeiro.
O Porto Antistress consiste num programa de corrida e caminhadas organizadas e monitorizadas por profissionais de educação física, contando com o acompanhamento de técnicos de saúde, em locais próprios para a prática de exercício físico.
A participação é totalmente grátis, bastando aparecer no dia marcado e ir com vontade de se divertir.
3.Peça “Quem Feio Ama” | 26 de janeiro
Local: Centro Cultural de Belém (Lisboa)
Horário: 21h
Preços: A partir de 10 euros
20 atores e músicos vão reunir-se, no próximo dia 26, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, para o espetáculo “Quem Feio ama”, de homenagem a António Feio
O espetáculo conta com a participação de José Pedro Gomes, um dos atores que mais contracenou com António Feio, e a receita reverte para a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, informou a produção.
Nomes da stand-up comedy, como Aldo Lima, Bruno Nogueira e Marco Horácio, e dos palcos de teatro, como Miguel Guilherme, Nuno Lopes, Maria Rueff ou Virgílio Castelo, foram igualmente anunciados pela produção.
António Feio morreu a 29 de julho de 2010, vítima de um cancro no pâncreas contra o qual lutou durante cerca de um ano. Uma das suas personagens que mais marcaram o público foi a do Toni, de “Conversas da Treta”. O ator e encenador partiu aos 55 anos.
4. Peça “Arte” | estreia a 27 de janeiro
Local: Teatro Tivoli BBVA (Lisboa)
Horário: 5ª a sábado às 21h30 e domingo às 16h30
Preços: Entre 12 € a 18 €
Em 1998 e 2003, 180.000 espetadores tornaram ARTE, com António Feio, José Pedro Gomes e Miguel Guilherme, num sucesso sem precedentes. Em 2016, ARTE está de regresso ao palco com novo elenco e nova encenação.
A compra de uma “tela branca com riscas brancas, transversais”, assinada pelo famoso pintor Antrios, não é consensual para 3 amigos de longa data. Conhecem-se bem mas têm gostos diferentes. Discutem-nos até à exaustão. Até se zangarem. Até dizerem tudo o que queriam e não queriam.
Assinado por Yasmina Reza, ARTE é um texto belíssimo e sempre atual sobre a amizade, os seus limites e valor. Mas, no fim, a questão permanece: Deverá dizer-se a um amigo querido que o quadro que comprou, e tanto aprecia, de nada vale?
O texto original é de Yasmina Reza com tradução de António Feio. A encenação Adriano Luz e Carla de Sá e a interpretação – atual – de Adriano Luz, João Lagarto e Vítor Norte.
Arte em digressão:
1 e 2 Abril | Theatro Circo | Braga
9 Abril | Cine-Teatro de Estarreja
16 Abril | Auditório Municipal de Lagoa
7 Maio | Teatro Virgínia | Torres Novas
14 Maio | CAE Portalegre
20 e 21 Maio | CAE Figueira da Foz
3 Junho | Centro Cultural Olga Cadaval | Sintra
II Mostra da Poncha e do Mel | 23 e 24 de janeiro
Local: Ribeira Brava (Madeira)
A “Casa do Povo da Serra de Água” promove no fim-de-semana de 24 e 25 de Janeiro de 2016 a “Mostra da Poncha e do Mel”.
Esta mostra conta com barracas de produtos regionais, apicultores, mel e poncha, complementadas com atuações de vários artistas.
Paralelamente ao evento, será realizada no domingo de manhã (24), pelas 11 horas, uma palestra dirigida a agricultores, apicultores e público em geral. Serão tratados os seguintes assuntos: conhecimento das doenças e pragas que afetam o castanheiro e seu controlo; potencial da apicultura na Serra de Água; ajudas para a agricultura.
De tarde, a partir das 13 horas, será transmitido o programa de rádio ‘Abraço da Madeira’ e a partir das 19 horas o ‘Musicas do Arco-da-velha’ da Rádio Festival, com a atuação de vários artistas.