Todos os anos prometemos a nós próprios que não seremos invadidos pelo stress das compras de Natal e que gastaremos menos do que no ano anterior, mas, quando chega a altura, se não tivermos planeado como será o nosso Natal, acabamos por mais uma vez, gastar mais tempo e dinheiro do que queríamos. Lembre-se que Natal é sinónimo de partilha e de demonstração de afeto e gratidão aqueles de quem gostamos.

5 Dicas para um Natal mais próspero

Para ajudar a planear o Natal mais próspero de sempre, a Dra. Susana Albuquerque oferece-lhe estas dicas:

1. Planear equivale a poupar: faça as contas e respeitando o limite que pode e quer gastar, defina o seu orçamento para este Natal e respeite-o, é esse respeito que lhe trará verdadeira prosperidade!

É essencial definir o montante que pode gastar e fazer uma lista dos presenteados e determinar o valor máximo por pessoa antes de ir para as compras.

2. Ofereça lembranças em vez de presentes

Como o nome indica o objetivo é mostrar às pessoas de quem gosta, que se lembrou delas. Use a sua criatividade e crie as suas próprias lembranças (veja em baixo as sugestões dadas pela especialista em educação financeira).

3. Se optar pela troca de presentes, o jogo do amigo secreto, em que previamente se sorteia a quem vai oferecer comprando apenas um presente com um determinado limite de dinheiro, é uma boa opção, mesmo na família.

Existem aplicações ou sites (por exemplo DrawNames ou Sorteio Amigo Secreto) que fazem esse sorteio, o que é útil para aquelas famílias que não estão próximas umas das outras antes da noite de Natal.

4. Dê um máximo de 3 presentes às crianças

Está provado que a satisfação que as crianças têm ao receber, diminui a partir do terceiro presente.

A carta ao Pai Natal serve de incentivo para os filhos elegerem um, dois ou três presentes que queiram, explicando que o velhote de barbas brancas não pode trazer tudo, pelo que é necessário escolher. E cuidado: «façam-no de acordo com as capacidades financeiras do Pai Natal.» Essa é uma boa maneira de começar a moderar as expetativas, e trazer algum realismo à quadra. Com este processo, não só irão perceber o que é mais importante para elas, mas também ajudá-las a ter maior satisfação com o que receberem.

Como o Natal é uma época de partilha, para estimular a capacidade de doação das crianças, incentive-as a fazer uma escolha dos brinquedos que podem dar a instituições ou, até mesmo, a famílias mais carenciadas que conheçam. Será um momento muito importante de transmissão de valores familiares e financeiros aos mais pequenos

5. Planeie as refeições natalícias

Divida as despesas entre todos os participantes, ou combine quem leva o quê. Pode tornar a confeção dos doces e refeições uma atividade divertida entre família. Comprar os doces/salgados sai mais caro do que confeccioná-los. Não contribua para o desperdício de comida e dinheiro.

Ideias para as suas lembranças:

– Agenda 2016 Personalizada: Compre uma agenda simples e personalize-a usando fotografias, recordes ou temas que interessem à pessoa a quem a vai oferecer;

– Baú de Memórias: Pode reciclar caixas e colocar lá dentro as melhores fotografias, frases, poemas que recordem a quem vai oferecer, os melhores momentos que passaram juntos;

– Escreva a história da sua família: Escreva sobre a sua família utilizando as personagens da sua família, enfatizando datas marcantes e encaderne para a posteridade. Pode usar fotografias, desenhos, piadas, tudo o que retrate a sua família ou amigos.

– Faça um álbum: Faça um álbum de família com fotografias dos melhores momentos (www.myscrapnook.com: site para fazer álbum de família)

– Crie vales de tempo: Ofereça o seu tempo a quem mais gosta. Exemplos: um vale de tardes de baby-sitting; um vale de um passeio na praia; de confeção do bolo ou prato preferido da pessoa a quem oferecemos; podemos oferecer uma aula de Photoshop; oferecer uma aula de culinária, ou podemos oferecer um abraço por dia durante um ano, ou um picnic no campo, enfim o céu é o limite!