Lisboa Dance Festival – 4 e 5 de Março
Local: Lx Factory
Horário:
Dia 4 – 16h30 – 02h00
Dia 5 – 14h00 – 02h00
O festival afirma-se como um conceito inovador e apresenta 3 áreas distintas: Music, Talks e Market. A programação inclui espectáculos, debates, conferências e mercado com a presença de marcas e editoras do universo da electrónica.
Mercado Gourmet – 4 a 6 de Março
Local: Campo Pequeno
Horário: Das 12h às 22h
Preços: 1€
O Mercado Gourmet está de volta ao Campo Pequeno, com a melhor oferta nacional de produtos gastronómicos e vinícolas de origem portuguesa. Dos enchidos ao mel, passando pelas ervas aromáticas e patês, há soluções para todos os gostos.
Sábados no Parque – Primeiros Sábados de cada mês
Local: Parque Biológico de Gaia
Horário: 11h00
Todos os primeiros sábados de cada mês, o Parque Biológico de Gaia propõe um programa diferente e contempla os seus visitantes com várias actividades dedicadas, especialmente, às famílias.
Programa de Sábado, dia 5 de Março:
Durante a manhã quem passear no Parque poderá assistir à anilhagem científica de aves selvagens, se não chover.
11h00/12h00 – Atelier: “Introdução à Astronomia”
14h30/15h00 – Conversa do mês: “Um passeio pelos mitos do céu”
22h00/23h30 – Actividades de astronomia a partir do Observatório Astronómico do Parque Biológico de Gaia (inscrição necessária). Depende das condições atmosféricas.
Todos os primeiros sábados há o Animal, a Planta e o Livro do Mês.
Cidade das Camélias – 5 a 12 de Março
Local: Casa de Serralves, Porto
De 5 a 12 de Março: exposições, workshops e festas de rua são algumas das iniciativas previstas na homenagem à “rainha das flores”.
A antecipar a Primavera, na semana de 5 a 12 de Março, o Porto vai transformar-se na Cidade das Camélias. Esta é uma iniciativa da autarquia para homenagear “a rainha das flores” pois, diz a câmara, “foi a partir da Invicta que esta espécie se disseminou e conquistou todo o norte de Portugal e Galiza”. Além da mostra habitual de camélias, muitas outras iniciativas vão ter lugar em toda a cidade onde a flor, considerada já “património natural e cultural”, será a personagem principal.
Jogos em Família – 6 de Março (Maiores de 5 anos)
Horário: 11h00
Local: Castelo de S. Jorge
Preço: 3,50€
Os Arautos da Brincadeira, D. Berengário e D. Segismundo, só descansam quanto todos participarem nas brincadeiras e jogos de outros tempos que prepararam: o quebra-bilhas, a vara-cega, a torre do tesouro, entre outras brincadeiras e surpresas.
Percursos Secretos – 6 de Março
Local: Museu da Electricidade, Belém
A Central Tejo foi a termoeléctrica que forneceu energia a toda a cidade e região de Lisboa entre 1909 e 1972. Em 1990, o Museu da Electricidade passou a ocupar o edifício, mas dez anos depois fechou para recuperar os equipamentos, reabrindo em 2006. Hoje em dia, o museu é um centro de cultura com uma exposição permanente onde se mostra e explica como era o funcionamento das máquinas e como viviam os trabalhadores. Também recebe exposições temporárias de fotografia, escultura e pintura.
Os antigos percursos da Central Tejo eram, até aqui, secretos e desconhecidos de toda a gente. Mas a partir de 6 de Março toda a família (maiores de 12 anos) pode visitar as várias salas da Central que durante décadas deu energia a Lisboa.
Todos os Domingos, a partir das 11 horas, vai poder ficar a conhecer os andares das caldeiras, o tapete de distribuição de carvão, a torre misturadora, o castelo de água e os túneis por onde o público nunca passou. As visitas são de dez pessoas, no máximo, e é aconselhável a inscrição na bilheteira do Museu no próprio dia.
Têm a duração de uma hora e 45 minutos e é aconselhável o uso de calçado desportivo para percorrer a Central.