Exercício nacional de sensibilização – “A Terra Treme”
Às 10h13 horas do próximo dia 13 de outubro todos os cidadãos são desafiados a participar no exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”. Esta é uma ação promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em conjunto com diversas entidades públicas e privadas.
Consulte a página www.aterratreme.pt
A iniciativa visa sensibilizar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo. O exercício propriamente dito compreende a realização de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar durante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante 1 minuto no qual os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os 3 gestos de autoproteção: BAIXAR – PROTEGER – AGUARDAR.
Esta é uma campanha que já vai na 5.ª edição e enquadra-se nas comemorações do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, efeméride instituída pela Organização das Nações Unidas cujo objetivo é sensibilizar o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, desafiando-o a envolver-se no processo de edificação de uma sociedade mais segura e resiliente.
“A Terra Treme” pretende abranger todos os cidadãos. Este ano, é dado particular enfoque à comunidade educativa (especialmente aos alunos do ensino básico), por se tratar de uma franja da população, onde encontramos o público-alvo mais recetivo e permeável ao assunto, que demonstra maior apetência para alterar comportamentos e atitudes face ao risco sísmico, bem como capacidade de influenciar, por via do contacto com os mais velhos, mudanças noutros segmentos e grupos da população, por exemplo, ao nível da família e restante comunidade).
Este exercício é um ato de cidadania. Reclama o empenhamento de todos, pois cidadãos mais bem informados e empenhados na sua própria proteção e segurança contribuem para uma sociedade mais resiliente e preparada para enfrentar o risco sísmico.