Há termos que nos aparecem no dia-a-dia, que desconhecemos, mas que fazem parte da nossa vida.
É a descrever todas as palavras e todos os termos utilizados em economia, finanças e investimentos que se procura perceber o seu significado e utilização nas nossas vida.
Crédito Ao Consumo: É um crédito concedido para consumo de bens ou o fornecimento de serviços. Cartões de crédito, crédito pessoal, crédito automóvel ou conta ordenado são exemplos de crédito ao consumo.
Leasing: Direito de utilização de um bem durante um período de tempo pagando uma renda. No final do contrato, o cliente tem a opção de adquirir o bem, pagando o valor residual. Regra geral, este financiamento tem mensalidades mais baixas.
ALD: Financiamento com rendas mensais em que no fim do contrato, o cliente é obrigado a comprar o bem. Geralmente apresentam taxas de juro mais baixas.
Renting: Contrato de aluguer de veículos ou de outros equipamentos.
TAEG: Taxa que mostra o preço total que o consumidor pagará pelo dinheiro que pediu emprestado. O valor TAEG é apresentado em percentagem anual.
TAN: A TAN é a taxa que serve para calcular a prestação mensal mas é a TAEG que indica o preço total do crédito. Esta taxa não inclui impostos ou outros encargos.
Euribor: Média de juros cobrados entre os bancos da Zona Euro para se financiarem entre si. No crédito habitação, quanto maior for a EURIBOR, maior são as prestações mensais. Em 2008 a EURIBOR era de 5,219 %, as prestações rondaram os 615 euros mas em 2013 com 0.371 %, as prestações rondaram os 339 euros.
Spread: Refere-se à margem que os bancos aplicam num empréstimo. Varia em função dos próprios custos de financiamento do banco ou do risco de crédito do cliente.
Saiba mais sobre o tema em http://www.asfac.pt