A fatura da água, luz e do gás são documentos que levantam muitas dúvidas a muitas pessoas. Susana Albuquerque esclarece o que de mais importante há para saber na leitura de cada uma delas.

 

 

Luz

As faturas de eletricidade devem conter informações obrigatórias para os consumidores:

– As quantidades de energia consumidas (obtidas por leitura ou estimativa);

– Os encargos de potência e os valores relativos ao acesso às redes;

– As taxas e impostos aplicáveis (IVA, contribuição audiovisual, taxa de exploração das instalações elétricas);

– O nome a sede ou domicílio do cliente e do comercializador;

– As datas e períodos de fornecimento faturados;

– Os prazos e meios de pagamento;

– O código do ponto de entrega (uma espécie de BI da instalação do cliente) e código de identificação do local.

 

Por vezes podem conter ainda:

– Serviços prestados, se for o caso;

Emissões de CO2 correspondentes à energia consumida e facturada;

– Contactos do comercializador (a EDP contém);

– Contactos destinados a reportar avarias e emergências (a EDP contém)

– Valor (em %) das fontes de energia primária utilizadas na produção de electricidade

 

Gás

Tarifa social (luz) e o ASECE – desconto: 34% na fatura da luz e 31% no gás. Como se candidatar:

– Preencher o Formulário (está na pagina da EDP e Galp) e entregar na respetiva loja. A página “Escolha a Sua Energia” também tem esta minuta. É o fornecedor que irá entregar a declaração para saber se tem direito ao subsídio ou não.

– Se for aceite o pedido na fatura seguinte já aparece o desconto.

 

Quem se pode candidatar/ter direito a estas tarifas sociais (basta preencher um dos requisitos):

– Contrato em seu nome;

– Habitação Permanente;

E receber:

– Complemento solidário para idosos;

– RSI;

– Subsídio social de desemprego;

– Abono de Família;

– Pensão Social de Invalidez;

– Pensão Social de Velhice;

Ou

– Se os rendimentos do agregado familiar forem menos de 5.808€ (440 por mês) acrescidos de 50% por cada elemento do mesmo domicílio fiscal.

 

Se tem dúvidas pode ir a um balcão e entregar os seus dados (assinar uma autorização) e os funcionários poderão ver se tem direito ao não (se tiver é só seguir as indicações anteriores).

 

Para ver se tem o desconto na fatura:

Ver as alíneas: Desconto ASECE Consumo normal; Desconto ASECE Potência e Desconto Tarifa Social Potência. (se não tiver tem que reclamar).

 

Conselho: se já pediu a tarifa social no passado e teve problemas pode pedir novamente.

 

Água

 

Segundo a EPAL a fatura da água deve conter:

– Valor a pagar ou receber;

– A Data até à qual deve comunicar a leitura;

– Conta cliente – documentos por regularizar;

– Resumo do documento com descrição dos valores do abastecimento de água, saneamento, resíduos sólidos urbanos, adicional da CML, serviços prestados, taxas, juros de mora, IVA e o valor total;

– Contador de água;

–  Custo Médio Unitário do Serviço em Alta;

– Leituras e consumos;

– Histórico de Leituras;

– Detalhe do documento (abastecimento de água e quota de serviço), as contas de recolha, de águas residuais, resíduos sólidos urbanos, serviços prestados, adicional da CML, taxas, juros de mora e IVA);

– Data limite de pagamento e valor da fatura.