Os rótulos nutricionais nem sempre são compreendidos por quem os lê. Nos rótulos há várias informações obrigatórias: valor energético, proteínas, hidratos de carbono, lípidos, sal e fibra. Há vários produtos que por terem menos calorias, não quer dizer que sejam mais saudáveis.

No rótulo nutricional os ingredientes vêm por ordem decrescente de grandeza, ou seja, se os dois primeiros forem por exemplo açúcares e sal, então o produto não é benéfico para a saúde.

O rótulo indica o teor de cada nutriente presente em 100 gr ou por 100 ml de alimento.

 

Valor Energético – Azeite vs Coca Cola Zero = calorias VS nutrientes

O azeite é 100% gordura e contém muito mais calorias do que a coca-cola zero, mas apesar disso tem mais nutrientes do que o refrigerante, ou seja, é mais saudável. Neste caso, as calorias não contam. A coca-cola zero apesar de menos calórica tem uma combinação de produtos artificiais que em termos nutricionais pouco valem.

 

Hidratos de Carbono – iogurte natural não açucarado VS iogurte grego

 

Nesta parte do rótulo nutricional aparece a descrição “Hidratos de Carbono” e seguidamente “dos quais açúcares”. É nessa parte do rótulo que conseguimos perceber a quantidade de açúcar que contém o produto. Mas muitas vezes, o açúcar vem “camuflado” no rótulo. É preciso ter atenção na lista de ingredientes a todas as palavras que acabam em “ose”, como sacarose, glicose, frutose, etc…

Vamos comparar um iogurte natural não açucarado e um iogurte grego. O primeiro não tem açúcar e tem menos teor em gordura. O grego tem mais gordura, por causa das natas e é açucarado.

 

Lípidos / dos quais saturados – Manteiga

 

É nesta parte do rótulo que conseguimos perceber a quantidade de gordura que o produto contém. Vamos exemplificar com a manteiga. As gorduras saturadas são as que merecem mais atenção por serem as que provocam aumento dos níveis de colesterol. As gorduras saturadas devem estar presentes nos produtos numa quantidade inferior a 50% do valor total dos lípidos.

 

Sal

A nova legislação introduziu nos rótulos nutricionais novos elementos como o sal. Há vários alimentos que todos usamos no dia-a-dia que não nos apercebemos que têm alto teor de sal. Vamos ter pasta de alho e ketchup, dois produtos com elevado nível de sal.

 

Fibra

Conseguimos mostrar o valor da fibra em dois tipos de tostas: as integrais e as tostas.

 

E’s

“E” é a nomenclatura dada a aditivos artificiais que podem ser tóxicos para o organismo. Conseguimos ver isto pondo lado a lado umas tortilhas de milho e umas bolachas de chocolate.

 

A evitar:

– Sódio designado como “Na”. O consumo excessivo de sódio, ou seja sal, pode desenvolver doenças como hipertensão.

– Gorduras

– Açúcares – favorecem a obesidade, cáries dentárias, diabetes, etc..

 

 A priveligiar:

– produtos alimentares com baixo teor em lípidos, baixo teor em açúcares, elevado teor de fibras alimentares.