Começamos no Porto:
O Parque da Cidade do Porto acolhe este festival da água durante dois dias com muita ciência, muita animação e muita música para todos os gostos!
Este ano, o Aquaporto conta com uma tenda inteiramente dedicada à ciência, onde os mais pequenos podem aprender a brincar com cientistas e investigadores a sério!
Podem também conhecer o trabalho das várias forças de autoridade e socorro, jogar futebol, aprender as regras de trânsito com os karts a pedais, fazer inúmeros workshops e, no fim, gastar o que ainda resta de energia com aulas de ginástica, no circuito aventura ou insufláveis.
O Aquaporto é uma celebração do Dia Nacional da Água, mas também do Dia Nacional da Música, ambos celebrados a 1 de outubro. Por isso, não vai faltar a animação musical para miúdos e graúdos com vários artistas em palco. O coro infantil pBp, o teatro música de Filipe Pinto com o seu “Planeta Limpo”, o Ensemble de Trompetes do Conservatório de Música do Porto ou os concorrentes do “The Voice Portugal”, Pedro Gonçalves e Tiago Braga, são alguns dos artistas que pode ver nestes dois dias.
Parque da Cidade
29, 30 set.: 10h-21h
Seguimos para Lisboa:
Durante quatro dias, a palavra instala-se no bairro do Cais do Sodré, num programa que percorre diferentes géneros e linguagens, através de um diálogo constante entre música, performance, conferências e conversas, cinema, exposições, literatura, intervenções e oficinas.
Tendo como premissa o diálogo entre diferentes expressões e saberes, este festival é a celebração da palavra como unidade criativa: a palavra como ponto de partida para a criação, como objeto artístico e como veículo para chegar a novas narrativas.
A programação do Festival divide-se em diferentes secções e, para as crianças, há uma secção específica: a Secção Palavrinhas.
A Biblioteca Itinerante e a Bebeteca voltam a instalar-se em plena Praça de São Paulo com um espaço de leitura, descanso, jogos e brincadeiras para os mais pequenos. Todos os dias, há sessões de contos, de leituras musicadas e de oficinas. As marionetas também marcam presença com dois espetáculos e uma oficina. Destaque também para o concerto “Histórias de Monstros e Outros Bichos” que conta com canções para brincar, dançar e balançar.
O Festival Silêncio lança o desafio: participar, descobrir e sintonizar. Na rua, nas fachadas, nas montras, nas galerias, nos cafés, nos museus ou na praça, celebre a palavra em família!
Cais do Sodré
28 set. a 1 out.
E para finalizar Sagres:
A SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo de Aves dinamiza atividades para os mais novos durante o mês de outubro, integradas num Festival de Observação de Aves.
Em outubro, Sagres torna-se o principal ponto de passagem em Portugal para as aves que migram para as terras quentes de África, devido à sua diversidade e riqueza paisagística.
A estrela deste ano é o chasco-cinzento, uma espécie migradora fácil de observar em Sagres na altura de migração.
A vida animal, a sensibilização pelo meio ambiente e a ciência serão as temáticas gerais das atividades para os pequenos curiosos.
Serão cinco dias repletos de diferentes atividades que darão a oportunidade de fazer ou rever velhos amigos e assistir ao fantástico pôr-do-sol de Sagres.
Forte do Beliche – Sagres 4 a 8 out.
Todas as sugestões da semana podem ser consultadas no site do “ZIG ZAG” em rtp.pt/zigzag
Mais sugestões e outras atividades no site das Estrelas e ouriços em estrelaseouricos.pt