Algumas dicas para a nora conviver bem com a sogra:

 

  1. Nunca entrar em competição com a sogra. De certa maneira, a família pesa mais numa balança. Isso não significa que a sogra é mais importante que a nora/esposa, mas ela provavelmente conviveu com o filho(a) muito mais que qualquer pessoa.

 

  1. Intimidade com ressalvas. A intimidade do casal deve ser preservada acima de tudo. Se a nora dá intimidade, também concede liberdade para que a sogra entre na sua vida; o melhor é não dar espaço para que ela entre de mais na vida do casal.
  2. Dar atenção à sogra. Este é um importante ponto para a nora mudar o convívio com a sogra: recebê-la da melhor forma possível, com respeito, educação e afeto. Com o tempo, isso pode mudar e fazer com que a sogra veja a nora com outros olhos e até melhore a convivência entre as duas.

 

  1. Deixar a sogra falar “por um ouvido e sair pelo outro”. Algumas sogras têm a mania de falar como tudo deve ser feito na vida do casal. Ou seja, intrometer-se em tudo. A nora não precisa fazer absolutamente nada do que a sogra diz. A nora pode concordar no momento, mas depois faz à sua maneira! No final é o casal quem organiza a sua vida! Não ela!

 

  1. Não pedir ao filho para escolher!Não dá para escolher entre a sogra ou a nora/esposa. Obviamente, ninguém precisa escolher entre um ou outro, pois são relacionamentos totalmente distintos. Isso é muito infantil. Por isso, não pensar em tentar afastar o filho da mãe (a sogra). Isso nunca funciona!

 

  1. Agradar a sogra, especialmente em datas comemorativas (aniversário, natal e afins).Quem não gosta de um agrado? Todos gostam! Ás vezes a nora deve comprar ou fazer algo que saiba que a sogra possa gostar. Pode ser um vaso ou ramalhete de flores, um passeio em família, sair pra almoçar ou jantar fora, presentear com bombons. Claro que isso a deixará feliz! Pequenos gestos mudam muita coisa!

 

  1. Fazer visitas à sogra e convidá-la para uma visita.Nem pensar em não ir a casa da sogra! A nora deve fazer visitas à sogra, seja para almoçar ou simplesmente para a ver. Além disso, também deve chamar a sogra para visitar a casa do casal. Embora possa ser um grande desgaste, é muito importante para que a sogra se sinta aceite, incluída, parte da vida do filho. Com certeza também é muito importante para o filho. Não precisa ser frequentemente!

 

  1. Fingir não se importar.Se a sogra falar de coisas que ofenda à nora, que a deixe irritada ou que a faça ficar triste, a nora deve tentar parecer que não se está a importar. A nora não deve mudar o seu semblante para ar de “raiva” ou qualquer outra coisa! Deve sorrir e ter jogo de cintura! No decorrer do tempo, a sogra desistirá. E mesmo se isso não acontecer, a nora vai-se acostumar a lidar com isso de uma maneira tão leve que realmente não vai se importar com nada disso!