Sabia que cerca de 200 hectares de produção implantadas nas zonas do Montijo, Alcochete e arredores, são responsáveis por mais de 70% da flor de corte produzidas no nosso país?

Todas estas características fazem com que este seja considerado um dos principais sectores económicos desta região.

“Montijo, Capital da Flor” este é o reconhecimento da região do país com maior área de produção de flores de corte, e com a maior área de produção de gerberas da Península Ibérica.

E porque a primavera chegou e com ela traz todas as cores e aromas próprios da estação, tem lugar o “Festival da Flor”, no Fórum Montijo, um evento único e diferenciador, em que a Flor é protagonista e onde poderão encontrar grandiosas esculturas de flores que surpreenderão quem o visite e quem dele ouvir falar.

Este projeto nasce da parceria com a Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais (APPPFN) e serão eles, e as suas flores, os protagonistas deste festival!

De 17 a 26 de abril, no “Festival da Flor” é possível encontrar trabalhos de arte floral ao vivo na Praça Redonda, entrar nos Túneis de Flores que nos transportam para um mundo mágico e fresco, entre outros elementos decorados, como os grandes ícones da região, como a Barcaça, o Pescador ou o Moinho. Ainda durante estes dias será possível conhecer as várias etapas do processo de plantação da flor: desde a plantação à comercialização. Quem visitar o Fórum Montijo durante o “Festival da Flor” poderá encontrar uma mini-estufa com uma plantação da Flor do Montijo, a Gerbera.

Ainda com o objetivo de promover, divulgar a qualidade e incentivar o consumo da produção nacional e regional, o jardim da Praça do Lago, ganha uma nova vida com as Flores do Montijo, sendo uma mostra viva daquilo que tão belo se produz na região. Durante o festival, poder-se-á ainda assistir a uma exposição de centenas de flores gigantes decoradas por Escolas, Unidades de Saúde, Instituições e Entidades parceiras do fórum Montijo. Um olhar diferente sobre a Flor que mostra a criatividade e talento de crianças e adultos.